Confere o cartaz completo do Clap Your Hands 2026 que decorre entre Fevereiro e Maio em Leiria.
Com a assinatura conjunta da Fade In – Associação de Acção Cultural e da Omnichord, o Clap Your Hands distingue-se por juntar, na mesma noite e no mesmo palco, projetos emergentes e nomes já consolidados, cruza propostas artísticas de todo o país, até músicos sediados na região de Leiria. O resultado é um festival atento ao presente, plural nas linguagens e profundamente enraizado no território.
Mais do que um ciclo de concertos, o Clap Your Hands afirma-se como um observatório ativo da música portuguesa, promovendo a descoberta, o diálogo artístico e a valorização da criação nacional contemporânea.
A abrir esta edição no dia 6 de fevereiro, no Teatro Miguel Franco, apresentam-se Noiserv e Grutera, dois projetos que representam diferentes abordagens da música portuguesa contemporânea. Noiserv apresenta ao vivo o novo álbum “7305″, um trabalho que reafirma a sua identidade sonora e assinala um momento marcante da sua trajetória artística. Reconhecido pelos seus concertos intimistas e por uma relação próxima com o público, este concerto propõe um encontro entre passado, presente e futuro. Grutera, projeto de guitarra acústica, desenvolve uma música instrumental construída a partir do silêncio, da repetição e da imperfeição humana. Com uma abordagem autoral e sensível, explora a guitarra como meio de criação de paisagens sonoras intimistas e emocionais, convidando a uma escuta atenta.
No dia 13 de Março, e com entrada gratuita (sujeita a reserva) a BLACK BOX recebe Mães Solteiras e Albatroz.
Mães Solteiras apresentam em Leiria um punk direto, rápido e sem rodeios, nascido da urgência de voltar ao barulho e às canções curtas. Com o novo disco “VAMOS SER BREVES”, o grupo afirma uma energia crua e frontal, onde tudo acontece sem excessos nem distrações. Albatroz é uma banda formada em Leiria por um grupo de amigos de longa data, profundamente ligados à cena musical da cidade. Inspirados por projetos e iniciativas que marcaram o território, constroem uma música que nasce da experimentação, da partilha e do trabalho coletivo.
Em Abril, no dia 18, Expresso Transatlântico e Stone Dead actuam no Teatro Miguel Franco. Expresso Transatlântico são um trio português formado por Sebastião Varela, Gaspar Varela e Rafael Matos, cuja música cruza a tradição portuguesa, com especial destaque para a guitarra portuguesa, com influências globais e contemporâneas. Depois de se apresentarem em 2021 com um EP homónimo e de consolidarem o seu percurso com o álbum “Ressaca Bailada” (2023), em 2026 editam o seu segundo álbum, antecipado pelo single “Flor Trovão”, produzido por Paulo Furtado, trabalho que reforça a sua presença em palcos nacionais e internacionais.
Os Stone Dead apresentam ao vivo “Milk”, um álbum que marca uma rutura clara com o passado “stone rock” da banda e revela uma nova maturidade artística. Com canções mais refinadas, uma escrita segura e arranjos cuidados, “Milk” afirma uma nova fase dos Stone Dead, mantendo a identidade sonora, mas elevando-a a um patamar que os coloca, para muitos, entre os destaques do ano, muito para além da cena nacional.
Por fim, a 15 e Maio é a vez de Bia Maria e Gisela Mabel apresentarem-se na BLACK BOX. Bia Maria é o projeto artístico de Beatriz Pereira, cantora e compositora natural de Ourém, que se tem destacado como uma das vozes mais singulares da nova música portuguesa. A sua música cruza o fado, a música tradicional e o canto popular com uma abordagem contemporânea e intimista, colocando a voz no centro da expressividade e da partilha coletiva. Depois de vários EPs editados desde 2019, lançou em 2024 o seu primeiro álbum, “Qualquer Um Pode Cantar”, trabalho que consolidou um percurso amplamente elogiado pela crítica e reforçou a sua presença regular em palcos e festivais nacionais, afirmando-se como uma artista profundamente ligada à tradição, mas com um olhar claramente atual.
Gisela Mabel é uma pianista, compositora e produtora luso-angolana, natural do Algarve e radicada em Lisboa, cuja música cruza o piano contemporâneo com influências do jazz, da música clássica e de ritmos africanos e brasileiros. Em 2024 lançou o EP de estreia “Álbum de Retratos”, um conjunto de peças de forte carácter intimista e cinematográfico que lhe valeu reconhecimento nacional e internacional, incluindo distinções em prémios ligados ao universo do piano e do jazz. Com uma linguagem sensível e profundamente emocional, Gisela Mabel afirma-se como uma das artistas emergentes mais singulares da música instrumental portuguesa contemporânea.
PROGRAMAÇÃO
06 FEVEREIRO | 21H30 | TEATRO MIGUEL FRANCO
NOISERV | GRUTERA
10€ sem descontos | 8€ com descontos
13 MARÇO | 21H30 | BLACK BOX
MÃES SOLTEIRAS | ALBATROZ
Entrada gratuita, sujeita a reserva para: blackbox@teatrojlsilva.pt
18 ABRIL | 21H30 | TEATRO MIGUEL FRANCO
EXPRESSO TRANSATLÂNTICO + STONE DEAD
bilhetes disponíveis em breve
15 MAIO | 21:30 | BLACK BOX
BIA MARIA + GISELA MABEL

