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Instagram traz novas mudanças no uso de músicas

Instagram traz novas mudanças no uso de músicas

Bernardo Pereira

O Instagram actualizou o guia de utilização sobre o uso de músicas com copyright. As novas medidas aplicam-se sobretudo a criadores de conteúdo e vêm facilitar a forma como os mesmos fazem uso das músicas que incluem.

Num post na conta oficial, o Instagram vai ajudar todos aqueles que por vezes têm os seus conteúdos bloqueados ou silenciados por utilizarem músicas com direitos de autor.

Apesar do incentivo a incluir música nos vídeos, a rede social pretende com estas novas medidas preservar os direitos de autor, de forma a proteger compositores, artistas e outros intervenientes na comunidade da música. A maior mudança vai para um nova notificação que aparece durante transmissões ao vivo. A notificação aparece para informar os utilizadores que estão a usar arte não licenciada, algo que viola as regras. Esta notificação ajuda e acaba por evitar as interrupções automáticas do Instagram, como silenciar ou bloquear, que ocorriam bastante se a música não licenciada tocasse por muito tempo. Neste sentido, a notificação aparece mais cedo durante a transmissão, dando mais tempo e espaço de manobra ao utilizador de retirá-la e evitar a interrupção do live.

«As actualizações incluem tornar as notificações mais claras e enviá-las mais cedo para os emissores em tempo real, para dar tempo às pessoas para ajustar o seu fluxo e evitar interrupções se detectarmos que eles estão a aproximar-se das nossas limitações», escreveu o Instagram sobre o assunto. Caso um bloqueio ou silenciamento aconteça, o Instagram também irá dar orientações sobre como resolver essa situação. Dentro das outras medidas a empresa reitera que a sua política inclui um uso ilimitado nos stories, ou seja, o uso contínuo de músicas em stories e gravação de um artista ou banda num concerto continuam a ser permitidos.

A única limitação prende-se com o uso de música em vídeos pré-gravados, onde a regra geral é usar clipes mais curtos, evitar fazer da música o foco principal do vídeo e também o uso de clipes de várias músicas num só video. Segundo o Instagram estas práticas são constantes em vídeos em directo ou gravados no Facebook e Instagram, e embora a música seja lançada em mais de 90 países, há lugares que a mesma pode não estar disponível, o que pode indicar que o vídeo não esteja disponível para ser usado nesses locais. Nesse sentido, a rede social aconselha os utilizadores a publicarem vídeos mais curtos aquando do uso de músicas, ou se não é um criador com preferência numa música, o Instagram aconselha a utilização da colecção de samples do Facebook, com efeitos e músicas que podem ser usados sem qualquer tipo de restrição.