Quantcast


Fender Swinger (Made In Japan)

Fender Swinger (Made In Japan)

Nero

A Fender Japan ressuscitou um obscuro modelo de 1969, da era CBS. A short-scaled Fender Musiclander celebra o seu 50º aniversário renovada e agora chamada Fender Swinger.

No passado, a Swinger teve outros nomes como Fender Musiclander ou Fender Arrow. Para resumir uma longa história, o modelo foi uma tentativa falhada da Fender em reciclar a sua linha de instrumentos durante a infame era CBS.

A ideia era combinar os corpos inutilizados das guitarras Fender Bass V com componentes das Fender Musicmaster e Maverick (as Fender Custom). Daí, o objectivo era apontar esta guitarra de escala reduzida ao mercado de principiantes, mais económico. Todavia, a empresa não promoveu muito a guitarra e esta entrou, basicamente, no esquecimento. Até hoje!

A Fender Japan ressuscitou o modelo e renovou-o com um circuito de dois pickups single coil, ao invés do single coil singular do modelo original, e acrescentou controlos de master volume e tone, além de um switch de três posições. A ponte hardtail permanece numa configuração three-saddle, como sempre foi, tal como o braço permanece com escala reduzida e 22 trastes.

A guitarra está disponível em cinco cores diferentes: Black, Burgundy Mist Metallic, Dakota Red, Olympic White e Sonic Blue. Se este extremo off-set vos cativa, precisam de preparar-se para a má notícia.

A Swinger apenas está disponível no Japão. O preço, apesar de não seguir o moto económico original, não é exorbitante. Custa 103500 ienes (cerca de €860). No player em baixo, podem ver um modelo de 1969 em acção.

A Swinger, na sua encarnação de ’69 (esquerda) e na sua reedição de 2019 (direita).