Ferro Gaita

Ferro Gaita

04 Março
@B. Leza

Lisboa

23:00h

António Maurício

PREÇO
20€

Tudo começou em 1996 quando um grupo de amigos se juntou para tocar funaná, o género musical tradicional de Cabo Verde. O nome “Ferro Gaita” foi inspirado em dois instrumentos tradicionais do arquipélago: um pedaço de metal tocado com uma faca e uma espécie de acordeão. Decidiram, ainda, juntar as potencialidades da bateria e do baixo, construindo assim terreno para a aventura musical que estava prestes a começar.

A vontade de reinventar a sua música de eleição rapidamente se transformou num fenómeno local, fruto de verdadeiras celebrações colectivas. “Fundu Baxu”, o primeiro disco do grupo, tornou-se o disco mais vendido no ano de 1997 em Cabo Verde e entre as comunidades cabo-verdianas na diáspora. No segundo álbum, “Rei Dj Tabanka”, os Ferro Gaita introduzem novos instrumentos, abraçam novos estilos e convocam o talento de uma das lendas vivas da música cabo-verdiana, Nha Nácia. O novo sucesso comercial conferiu aos Ferro Gaita entrada directa nos vários palcos europeus, ao lado de grandes nomes da música de Cabo Verde, como Cesária Évora, Ildo Lobo, Luís Morais e Tito Paris.

Os Ferro Gaita são Estevão Tavares (Gaita, Voz e Coro), Adão Brito (Baixo e Coro), Carlos Pereira (Ferrinho, Voz e Coro), Emanuel Tavares (Percussão), Jorge Martins (Bateria, Voz e Coro) e, por fim, Frutuoso de Pina (Caneca e Bombona).

Bilhetes disponíveis em ticketline.sapo.pt.