Mark Guiliana

Mark Guiliana

04 Novembro
@Casa da Música

Porto

21:30h

António Maurício

PREÇO
De 18€ a 20€

Mark Guiliana traz a sua Beat Music à Casa da Música, no Porto, no dia 04 de Novembro. O último baterista que gravou com David Bowie está inserido no programa Outono em Jazz 2019.

Diz o press release que «Mark Guiliana ganhou reconhecimento como um dos melhores baterias do mundo, sendo admirado e muito procurado nos universos do jazz ao rock devido à sua sofisticação rítmica, impulso criativo e o seu som pessoal. Tem estado na vanguarda dos bateristas criadores de um novo vernáculo no instrumento, misturando o seu virtuosismo na bateria acústica com bom gosto artístico nos beats e processamento electrónico».

Em “Beat Music”, a banda eléctrica de Guiliana, com vários convidados, grooves rígidos e fusões sintético-orgânicas combinam-se com atmosferas e vocalizações cinematográficas, com tudo impulsionado pelo engenho sonoro e virtuosismo percussivo de Guiliana. O baterista explica: «A música electrónica é uma enorme inspiração. A primeira vez que ouvi “Feed Me Weird Things”, dos Squarepusher, fui atingido com a mesma força da primeira vez que ouvi o Tony Williams com o Miles. Depois, ouvir Aphex Twin foi como ouvir o Elvin Jones com o Coltrane».

O baterista continua a explicar essa paixão: «Experimentar a música electrónica, a sua precisão, disciplina e imaginação tímbrica foi tão profundo para mim como ouvir esses ícones da bateria jazz», refere, antes de acrescentar sobre Beat Music que «casar a disciplina da música electrónica com o sentido de improvisação do jazz é muito daquilo que trata “Beat Music”».

O About Jazz chama-lhe um «poeta distinto… Um dos poucos bateristas que conseguem criativamente domar e diluir a linha divisora electro-acústica». Já o JazzTimes refere que uma coisa é certa, «ao longo da última década, Mark Guiliana tornou-se num dos mais influentes bateristas da sua geração». Tais predicados levaram David Bowie a convidá-lo para gravar o seu canto do cisne, “Blackstar”.

Mark Guiliana foi o último baterista a gravar com um dos maiores ícones da musica mundial e passara na Casa da Música no dia 04 de Novembro, fazendo parte da programação do Outono em Jazz 2019. Podem verificar o evento na página oficial no Facebook. Os bilhetes estão à venda no site da Casa da Música.