Os Avatar anunciaram a sua digressão europeia mais ambiciosa até à data.
Senhoras e senhores, criaturas da noite e amigos do estranho — preparem-se. Os Avatar estão de volta e, no dia 27 de fevereiro de 2026, prometem transformar o LAV – Lisboa Ao Vivo num palco de caos teatral e exuberância sinistra. A banda sueca regressa a Portugal com os neozelandeses Alien Weaponry como convidados especiais e com a sua maior produção de sempre, no âmbito de uma colossal tour europeia, que os leva de Estocolmo a Berlim, passando por Londres, Paris, Madrid e, claro, Lisboa.
Com o espírito teatral que os distingue e uma produção visual que se antevê arrebatadora, os Avatar regressam com, literalmente, tudo — e para todos. Um ritual metálico para os que procuram algo além do convencional, algo que desafie os sentidos e abrace o estranho com pompa e circunstância. Johannes Eckerström, o irreverente vocalista e mestre-de-cerimónias da trupe sueca, promete que esta próxima digressão irá redefinir os padrões da banda.
“Somos viciados em intensidade! Por mais elogios que tenhamos recebido pelas nossas atuações ao vivo, sentimos que ainda estamos a começar. Esta tour vai superar tudo o que fizemos antes — não apenas em escala, mas em ambição. É para isso que vivemos, e é o que prometemos.”
Johannes Eckerström, vocalista dos Avatar
O espetáculo no LAV – Lisboa Ao Vivo insere-se numa série de datas que inclui alguns dos maiores palcos europeus — de salas históricas como a Barrowland, em Glasgow, à novíssima Exhibition, em Londres, onde atuarão na noite de São Valentim. A paragem portuguesa surge depois das atuações em Barcelona e Madrid, e antes da invasão ao País Basco com um concerto em Bilbao. Depois, a tour estende-se até março, culminando em salas icónicas por toda a Europa Central e de Leste, numa rota que cruza 13 países e quase três dezenas de cidades.
Antes de arrancarem com esta jornada titânica, os Avatar aquecem motores ao lado das lendas Iron Maiden, numa série de concertos em estádios e arenas por toda a Europa, incluindo a MEO Arena, em Lisboa, no verão de 2025. Em seguida, a banda apresentará o espetáculo “Noche de Brujas” na Cidade do México, um evento monumental na véspera do Día de los Muertos, que servirá como antevisão do que está para vir. A digressão de 2026 marca também os 25 anos de carreira do coletivo sueco, que promete revisitar clássicos de todo o seu percurso, sem deixar de mostrar novas armas. Ao lado de Eckerström, sobem ao palco os companheiros de longa data: John Alfredsson, Jonas Jarlsby, Henrik Sandelin e Tim Öhrström, numa formação que nunca teve medo de arriscar e reinventar-se a cada ciclo.
O regresso dos Avatar a Portugal ganha uma nova dimensão com a estreia das Witch Club Satan, preparando o terreno para uma noite em que música, performance e provocação caminham lado a lado.
Nos últimos tempos, o trio norueguês de ‘feminist black metal’ tem vindo a destacar-se pelo espírito irreverente e pela forma única como desafia as convenções do género, misturando ferocidade musical com uma postura ativista e subversiva. A sua inclusão no alinhamento promete, portanto, elevar ainda mais a experiência desta noite, proporcionando ao público português uma estreia que certamente não passará despercebida.
Formadas na Noruega, as Witch Club Satan têm conquistado atenção a nível internacional com atuações que fundem intensidade crua e uma presença cénica provocadora. As suas composições carregam uma identidade, tanto musical como ideológica, muito bem vincada, o que rapidamente as posicionou como uma das propostas mais desafiantes e originais do panorama atual do metal extremo. Esta passagem por Lisboa marca um momento simbólico na afirmação da banda, perante um público que reconhece e valoriza a autenticidade e a ousadia.
Com bilhetes disponíveis a 30€, a partir de dia 25 de Abril, o regresso dos Avatar a Lisboa promete ser um espetáculo que transcende o formato habitual de concerto, afirmando-se como uma verdadeira cerimónia de excessos, uma noite em que o metal se funde com o cabaret, o horror e a grandiosidade de um circo do submundo.
HORÁRIOS
Abertura de portas: 19h30
Início do espetáculo: 20h15
