10 anos de The Dirty Coal Train: Novo álbum e concerto online

10 anos de The Dirty Coal Train: Novo álbum e concerto online

Mariana Matos

Os The Dirty Coal Train vão celebrar os 10 anos de carreira com o disco “Dirty Coltrane Volume I e II”.

Depois de lançarem a sua nova canção “Hit”, a banda de rock anunciou um concerto no seu canal de Youtube, dia 16 de Outubro, pelas 21:30 horas, uma vez que não é possível realizar uma tour, a banda pediu ajuda a elementos dos Humana Taranja e ao Casal VentosoNick Suave e Inês Ribeiro, para gravar uma sessão/ensaio ao vivo no Sabugal. O alinhamento é centrado em temas do disco novo com espaço para 2 versões, uma interpretação de “Motherf#cker for Love” (o tema composto aquando a sessão de “3 pistas” para a Antena3 ) e, para ninguém se ficar a rir, há ainda um inédito que fica já prometido que dará lugar a um single em 2021: “pizza & punk”.

Têm ainda presença marcada no Arroz Estúdios, em Lisboa, a 31 de Outubro.

“One Trick Pony” foi a primeira música apresentada do álbum “Dirty Coltrane Volume I e II”, mas agora a banda decide lançar “Hit”, um tema que utiliza influências mais gingonas do rock. A música passa uma mensagem de cariz social, uma vez que fala dos problemas de quem inicia o seu próprio negócio e de repente se vê mergulhado de impostos e rendas que crescem exponencialmente. “Hit” é deste modo uma referência direta a todas as casas de espetáculos que, entretanto, fecharam ou lutam por sobreviver, nestes tempos de pandemia.

A música pretende criticar de uma forma muito direta o próprio Ministério que não considera estes espaços como locais de cultura, mas sim como meras discotecas ou bares. Para além disso, o refrão passa-nos uma mensagem directa de frustração, pois relembra como o rock vive há décadas neste país, como sendo a “persona non grata” da cultura.

“Dirty Coltrane Volume I e II” está disponível numa edição em LP de vinil + CD ou uma edição limitada em LP de Vinil + cassete com lançamento dia 16 de Outubro.

Ouve aqui o tema “Hit” de The Dirty Coal Train:

EGITANA