“100 Anos de Amália – A Voz Maior do que o Fado” na RTP 2

“100 Anos de Amália – A Voz Maior do que o Fado” na RTP 2

Redacção

“Amália – A Voz Maior do que o Fado” é o espectáculo comemorativo do centenário da maior fadista de todos os tempos, com encenação de João Botelho e que vai para o ar na RTP 2 no domingo, 25 de Abril, pelas 23h25.

Depois de ter engalanado o CCB no final de Novembro de 2020, o espectáculo “Amália – A Voz Maior do que o Fado” invade agora o pequeno ecrã, nomeadamente a RTP 2.

A convite do CCB, João Botelho foi o responsável pela encenação deste espectáculo que assinalou o centenário da maior fadista de todos os tempos. «Das ruas estreitas aos grandes palcos para seduzir o mundo inteiro. O preto e os olhos fechados, para que se ouvisse aquela Voz. Emoção pura. Fados tradicionais, cantora ibérica, mezzo-soprano e actriz dramática. Grandes poetas. Ela própria, Homem de Mello, Mourão Ferreira, Alegre, O’Neill, Camões. E os filhos que ela deixou! Alguns deles (…) a prolongar a universalidade do seu grito e do seu sorriso». As palavras são de João Botelho acerca de um dos maiores nomes do fado, do nosso país, e sobre o espectáculo que o canal 2 da estação pública passa no domingo, 25 de Abril, pelas 23h25.

Camané, Ana Quintans, Carlos Manuel Proença, Gaspar Varela, José Manuel Neto, Luz Casal, Mário Laginha, Paulo Paz, Quarteto de Cordas (com Ana Pereira, Joana Cipriano, Nuno Abreu e Tomás Soares), e Ricardo Ribeiro juntaram-se no palco do Grande Auditório do Centro Cultural de Belém para prestar homenagem à grande diva do fado.

No centenário do nascimento de Amália Rodrigues (1920-1999), este espectáculo evoca a memória e legado de Amália Rodrigues e presta tributo à maior voz nacional de todos os tempos.

EGITANA