Quantcast
3ª edição do Festival criaSons realiza-se de Novembro a Março

3ª edição do Festival criaSons realiza-se de Novembro a Março

Mariana Matos

O Festival criaSons está de volta, este ano sob o tema “Novas Músicas, Novas Diversidades” e irá realizar-se de 20 de Novembro a 21 de Março.

O criaSons tem como missão promover e divulgar amplamente a música erudita, com particular incidência na criação contemporânea produzida em Portugal.

Este ano, o criaSons apresenta programas inéditos de compositores consagrados e ainda cinco novas obras criadas pelos compositores emergentes escolhidos em concurso, são eles Vítor Castro, João Fonseca e Costa, Daniel Davis, Francisco Fontes, Luís Salgueiro.

Com direcção artística do maestro Brian MacKay, o Festival criaSons é nesta edição acolhido pelo Teatro Nacional de São Carlos onde vão estrear cinco concertos que depois irão percorrer várias cidades nacionais, chegando também a Madrid.

A Arte Sonora teve o prazer de estar na apresentação do festival, onde o pianista Mário Laginha e o maestro António Victorino D’Almeida nos presentearam com um mini-concerto de improviso, ao piano.

Os dois músicos revelaram que a primeira vez que tocaram juntos, foi para protestarem contra alguém. Tal como da segunda vez, em que protestavam contra o programa de educação musical. O maestro Victorino D’Almeida até recorda que a Ministra da Educação ,da altura, quis falar com o próprio.

Numa breve conversa, ambos afirmaram o seu desejo por um programa escolar que estimule curiosidade musical e como os meios de comunicação deviam de dar mais espaço a outros géneros de música.

PROGRMAÇÃO

12 de Novembro | 18h30
“As Suites Teatrais” de António Victorino d’Almeida

3 de Dezembro- Mário Laginha

21 de Janeiro- Carlos Azevedo

 9 de Fevereiro- Tiago Derriça

4 de Março- Pedro Caldeira Cabral