7ª edição do Festival de Percussão e Bateria de Lavra

7ª edição do Festival de Percussão e Bateria de Lavra

Nuno Ribeiro

Foi divulgado o cartaz oficial da 7ª edição do Festival de Percussão e Bateria de Lavra, a acontecer no dia 16 de Maio no auditório Mário Rodrigues Pereira (Centro Social Padre Ramos), na freguesia de Lavra, no concelho se Matosinhos.

Este evento tem como principal objetivo a sensibilização para o estudo de bateria e restantes instrumentos de percussão, e tem como público-alvo todos os alunos, músicos e apaixonados por marcar ritmo e espancar este tipo de instrumentos de forma criativa. Como nos anos anteriores, a entrada continua a ser gratuita, sendo apenas necessário fazer a inscrição para reservar lugar.

A 7ª edição vai manter o formato do ano passado, onde inicialmente vai ter a performance de um grupo de percussão tradicional, Lacs`Bum e a Orquestra de percussão da EML no exterior, e em seguida, já no auditório, serão apresentados os finalistas da iniciativa, À Procura do Teu Tambor, que tem como objetivo encontrar novos talentos de percussão e bateria.

11090967_1196777597043469_9071579965931119792_o

Segue-se o workshop do baterista Sérgio Nascimento, considerado um grande nome no mundo da bateria nacional. Começou a tocar bateria aos 16 anos em bandas de punk rock. Estudou no Hot Clube de Portugal entre 1992 e 1994, integrou a formação dos Peste & Sida/ Despe & Siga em 1991 e desde então integrou projetos musicais com Sérgio Godinho, Humanos, David Fonseca, Deolinda e They’re Heading West.

Para encerrar, o festival vai contar com a performance de Jost Nickel, um músico de reputação mundial, que já colaborou com alguns nomes lendários da música como, os Matalex, Barry Finnerty, Jan Delay & Disko Nº1, entre outros, tendo já participado como pedagogo em grandes festivais desta especialidade como o Meinl Drum Festival, World Drum Festival Hamburg, PASIC, Montreal Drum Festival, etc.

Para quem estiver interessado, Jost lançou recentemente no mercado mundial o livro “Jost Nickels Groove Book”, que é já considerada uma ferramenta pedagógica de referência.

Para além da troca de experiências, conhecimentos e perspetivas, está aberta ao público a galeria de exposições, onde o público pode visitar e experimentar diversos materiais e instrumentos.

Para mais informações e reservas de lugar, consultem o site oficial do Festival de Percussão e Bateria de Lavra.

Em baixo deixamos um resumo do que foi a edição de 2014.

EGITANA