9ª Edição do Festival “Que Jazz É Este?” Anuncia Programação Completa

9ª Edição do Festival “Que Jazz É Este?” Anuncia Programação Completa

Redacção

Femi Temowo, Tony Momrelle, Carapaus Afrobeat, Orquestra de Jazz de Espinho & Mário Costa, são alguns dos nomes confirmados na edição de 2021, que vai tomar conta de Viseu de 21 a 25 de Julho de 2021. 

O Que Jazz É Este? está de volta, de 21 a 25 de Julho em Viseu, a cidade jardim. Cinco dias, oito espaços para a apresentação de dezasseis concertos e ainda uma mão cheia de concertos ao domicílio, um workshop de jazz, conversas, oficinas e vinte horas de rádio num festival que pauta pela diversidade quer nas estéticas e linguagens musicais que integra quer nas diferentes possibilidades de práticas culturais e artísticas e nos espaços que ocupa.

Depois da tão arriscada quanto bem sucedida edição do ano passado, o festival volta este ano ao formato de 5 dias consecutivos e intensos, agora com uma maior experiência e conhecimento das dinâmicas que podem tornar possível a realização desta 9.ª edição face ao ainda contexto actual de pandemia.

Privilegiando a ocupação de jardins e espaços exteriores, é nos incríveis claustros do Museu Nacional Grão Vasco que o contrabaixista e compositor Miguel Ângelo apresenta o seu novo projeto, MAU, com um trabalho político e conceptual que tem inspiração na obra imorredoura de Thomas More.

No Parque Aquilino Ribeiro, bem no coração da cidade, passam o trio virtuoso de Edu Miranda num concerto especial com a cantora irreverente Luanda Cozetti, o guitarrista Femi Temowo que partilha a sua música inovadora sob a influência das canções do povo Yoruba e outras sonoridades de origem africana, o colectivo Gira Sol Azul que reúne músicos da região de Viseu e Tony Momrelle, um dos músicos da soul mais emocionantes e significativos do palco britânico moderno, e ainda os Carapaus Afrobeat num concerto que reverencia a música africana e promete não deixar ninguém parado.

InnerVille, projecto emergente que se move entre HipHopLand, SoulBlock, RnBHill, JazzHeights e FunkPark apresenta-se no âmbito da parceria com o Carmo’81 nos jardins da Escola Profissional Mariana Seixas e o jardim da Casa do Miradouro, que é também palco Inatel, acolhe os concertos de ¡Golpe! em parceria com a Robalo Music, Vessel Trio sob o carimbo Porta Jazz e ainda Carlos Peninha Quarteto.

A mais emblemática sala de espectáculos da cidade, o Teatro Viriato, acolhe um concerto que promete ficar na memória com Orquestra de Jazz de Espinho e o versátil e brilhante Mário Costa na bateria e composições. A Pousada de Viseu, situada no edifício histórico do antigo hospital da cidade, acolhe Luís Figueiredo num concerto intimista a solo onde a improvisação livre ocupa um lugar de destaque.

As rúbricas Jazz na Rua e Jazz ao Domícilio que têm como principal objectivo fazer a música atravessar-se no caminho das pessoas, vêem renovadas as parcerias com escolas profissionais de música da região, contando com apresentações de combos de jovens músicos que vêm contagiar a cidade com a energia do jazz todos os dias do festival.

Para além da oferta eclética e de qualidade de concertos, o festival continua a ser um espaço de criação de dinâmicas e oportunidades de formação e profissionalização na área da música. Exemplo disso é a realização do 13.º Workshop de Jazz de Viseu, este ano sob a orientação dos MAU (Miguel Ângelo, Mário Delgado e Mário Costa), que propõem ‘cruzar ideias, inspirações e encontrar respostas difíceis para a longa mas gratificante aprendizagem do Jazz e da música improvisada’. O concerto de apresentação acontece no jardim do Hotel Grão Vasco. Acontecem também duas oficinas de música (uma em forma de orquestra de guitarras eléctricas outra que explora a ideia de rádio pirata) dirigidas ao público em geral.

O Que Jazz É Este? apresenta ainda um ciclo de conversas que visam ser um espaço de partilha e reflexão sobre algumas questões importantes relacionadas com a gestão de carreira dos artistas e a Rádio Rossio, a improvisar desde 2015, este ano a partir da caravana instalada no Parque Aquilino Ribeiro, emite vários programas de autor de autor recheados com entrevistas, música e conversas inesperadas.

Promovido pela Gira Sol Azul, o festival Que Jazz É Este? é um festival financiado pelo programa Viseu Cultura do Município de Viseu e conta com vários importantes parceiros e mecenas locais e nacionais que têm contribuído para a afirmação do festival como um projeto de relevo e prestígio na região centro.

À distinção de ‘melhor cidade para viver’ e ao título de cidade-jardim, juntam-se características ímpares ao nível da gastronomia, património, roteiros, percursos pedestres e… excelente música para ver, ouvir e fazer parte: motivos não faltam para vir ao festival Que Jazz É Este? de 21 a 25 de Julho em Viseu.

PROGRAMAÇÃO
CONCERTOS
21 de Julho
19h00
InnerVille/ Jardim da Escola Profissional Mariana Seixas
21h30 MAU/ Museu Nacional de Grão Vasco

22 de Julho
19h00
Carlos Peninha Quarteto/ Jardim da Casa do Miradouro, Palco Inatel
21h30 Colectivo Gira Sol Azul feat Tony Momrelle/ Parque Aquilino Ribeiro

23 de Julho
17h00
Concerto de Apresentação do 13º Workshop de Jazz de Viseu/ Jardim do Hotel Grão Vasco
19h00 ¡GOLPE!/ Jardim da Casa do Miradouro, Palco Inatel
21h30m Edu Miranda Trio feat Luanda Cozetti/ Parque Aquilino Ribeiro

24 de Julho
17h00
Luís Figueiredo/ Pousada de Viseu
19h00 Vessel Trio/ Jardim da Casa do Miradouro, Palco Inatel
21h30 Femi Temowo/ Parque Aqulino Ribeiro

25 de Julho
17h00
Orquestra de Jazz de Espinho & Mário Costa/ Teatro Viriato
19h00 Carapaus Afrobeat/ Parque Aquilino Ribeiro

JAZZ NA RUA
21 de Julho
10h30 Combo a anunciar/ Rua Formosa

22 de Julho
10h30 Combo Jazz da Escola Profissional da Serra da Estrela/ Praça D. Duarte

23 de Julho
10h30 Combo a anunciar/ Rua Direita

24 de Julho
10h30 Combo Jazz da Escola Profissional da Serra da Estrela/ Mercado Municipal

25 de Julho
10h30 Combo jazz da Gira Sol Azul/ Parque Aquilino Ribeiro

JAZZ AO DOMICÍLIO
21 de Julho
10h30 Combo Jazz da Escola Profissional da Serra da Estrela/ Estabelecimento Prisional do Campo

22 de Julho
10h30 Combo a anunciar/ Hospital S. Teotónio, Unidade de Psiquiatria

23 de Julho
10h30 Combo Jazz da Escola Profissional da Serra da Estrela/ Internato Vitor Fontes

24 de Julho
10h30 Combo Jazz da Gira Sol Azul/ Lar Viscondessa de S. Caetano

25 de Julho
9h30 Combo Jazz da Gira Sol Azul/ Centro de Apoio a Deficientes de St. Estevão

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA/ CONCERTO
Colectivo Gira Sol Azul e Tony Momrelle
1 a 19 de Julho só Colectivo Gira Sol Azul

20 a 22 de Julho com Tony Momrelle

13º Workshop de Jazz de Viseu
Miguel Ângelo, Mário Delgado e Mário Costa
21, 23 e 23 de Julho/ 10h00 – 13h e 14h30 – 17h30

Apresentação: 23 de Julho às 17h no Jardim do Hotel Grão Vasco.

CONVERSAS SOBRE GESTÃO DA CARREIRA DE ARTISTAS
21 de Julho
17h30 – 19h00  Direitos de Autor e Gestão dos Direitos dos Artistas/ Carmo’81

22 de Julho
17h30 – 19h00 Atividades artística e Autoridade Tributária e Segurança Social/ Casa do Miradouro

22 de Julho
17h30 – 19h00 Gestão de redes sociais/ Casa do Miradouro

OFICINAS
24 de Julho
10h – 12h FEEDBACK | Orquestra de Guitarras Eléctricas com Bruno Pinto e Ana Bento/ Incubadora do Centro Histórico

25 de Julho
10h – 12h RÁDIO PIRATA | Oficina de Rádio com Ana Bento, Bruno Pinto e Catarina Machado/ Incubadora do Centro Histórico

EGITANA