Os “Cavalos de Corrida” dos UHF Celebram 40 anos

Os “Cavalos de Corrida” dos UHF Celebram 40 anos

Mariana Matos

O clássico nacional “Cavalos de Corrida” saiu a 16 de Outubro de 1980.

Foi a 16 de Outubro de 1980, que uma banda de Almada, decidiu lançar a canção “Cavalos de Corrida”, fazendo as mulheres portuguesas abanarem aquelas cabeças com cabelos volumosos e arrebitar os farfalhudos bigodes dos homens portugueses. Os UHF levaram à loucura o povo português, com o dia que fica para a história da música portuguesa como o início do chamado rock nacional.

Nas palavras de António Manuel Ribeiro, líder da banda, «na altura, só pensei que a canção tinha pedalada e as palavras tinham a força da realidade. Ponto final».

Ainda antes do tema “Cavalos de Corrida” ser editado, esta era a música que os UHF tocavam mais ao vivo. «Começou a ser um caso sério, antes mesmo do disco ser editado», confessa António Manuel Ribeiro. «Tínhamos que a tocar 2/3/4 vezes – a malta nova queria abanar o capacete, literalmente. E nós também. Tornou-se a música que mexe com várias gerações. Algo terá no seu âmago ».

O músico considera que o tema é «Atualíssimo. É uma música urbana que fala da vida nas grandes cidades, onde somos impulsionados pelos horários e tolhidos pelo trânsito».

O tema Cavalos de Corrida faz hoje 40 anos da sua primeira edição em single. A letra é de António Manuel Ribeiro e a música de Renato Gomes.

Podes ouvir aqui: