Quantcast
À Frente de Fender Stratocasters Americanas, PRS Silver Sky Campeã no Reverb

À Frente de Fender Stratocasters Americanas, PRS Silver Sky Campeã no Reverb

Redacção

Queiram ou não, estamos na época de fim de ano e dos infames balanços. Por exemplo, o Reverb.com revelou quais as guitarras que mais mudaram de mãos através da sua plataforma durante o último ano.

Vale a pena recordar que o Reverb.com é, acima de tudo, uma espécie de eBay para gear. Portanto, este não é um estudo de mercado formal, pois as vendas incluem guitarras usadas e novas – não o número total de guitarras fabricadas e vendidas directamente ou através de retalhistas. A lista de guitarras eléctricas é encabeçada por dois modelos incontornáveis madei in mexico da Fender Player – a Telecaster e, abaixo desta, a Stratocaster. Modelos com construção norte-americana apenas surgem na terceira posição, mas embora se trate de uma Strat, não é Fender.

Desde o seu lançamento em 2018, a PRS Silver Sky tem sido uma das guitarras de assinatura mais procuradas no mercado. A preferência de John Mayer por Strats do início dos anos 60, aliada à qualidade de construção infalível da PRS e à atenção aos detalhes, parece ser uma combinação vencedora. Já este ano, depois das várias actualizações de acabamentos ao longo deste par de anos, não foi surpresa ver a marca regressar à oficina de pintura em 2021 e apresentar a edição especial Silver Sky Lunar Ice.

Outros grandes nomes na lista de guitarras eléctricas incluem a Gibson Les Paul – com os modelos Standard dos anos 60 e Standard dos anos 50 a aterrarem na oitava e nona posição, respectivamente. Embora a lista esteja preenchida com guitarras Fender e Squier, os fãs de guitarras offset podem ficar surpreendidos ao saber que as Jazzmasters com maior pontuação aterram apenas nos lugares 16 e 17 na lista, nomeadamente a Squier J Mascis Jazzmaster e a Squier Classic Vibe ’60s Jazzmaster.

A lista de baixos é um pouco menos surpreendente, sendo encabeçada por clássicos fiáveis como o Fender Player Precision e o Jazz Bass, o Ibanez GSRM20 e o Rickenbacker 4003. As guitarras acústicas surpreendem um pouco, sendo o modelo mais vendido a G9500 Jim Dandy, um tributo à acústica parlor dos anos 30, 40 e 50. As guitarras compactas dominaram a restante lista, com a Taylor GS Mini Mahogany, a PRS SE Parlor P20E e a Martin Little Martin no top ten.

Listas completas aqui.