Adriano Sérgio, Luthier Português na Capa da Premier Guitar

Adriano Sérgio, Luthier Português na Capa da Premier Guitar

Redacção
José Pinto Ribeiro

As Ergon Guitars, projecto do luthier Adriano Sérgio, são o destaque de Fevereiro de uma das revistas de referência no universo dos guitarristas.

A máxima de que não há duas guitarras iguais é levada ao extremo na filosofia de Adriano Sérgio para a sua marca, a Ergon Guitars. Cada nova guitarra é uma evolução ao que foi a anterior, diz o luthier do seu trabalho, através de um controlo cada vez maior na qualidade de produção e na definição dos seus objectivos.

As Ergon Guitars usam madeiras licenciadas, cuidadosamente seleccionadas, electrónica nacional (como é o caso dos pickups SB Custom) ou estrangeira, com filosofias similares de produção anti-massificação. O controlo de qualidade é também ajudado por vários músicos nacionais. Adriano Sérgio afirma com regozijo que, finalmente, «em Portugal começa a aparecer o orgulho de coisas feitas “aqui” que estão a ser faladas e reconhecidas fora de Portugal».

Podes ver, aqui, a entrevista feita pela AS na NAMM2017 e ficar a conhecer melhor este projecto.

Mais recentemente, o luthier lançou uma série fotográfica de nus artísticos com as suas guitarras. Antes de se dedicar totalmente à construção, Adriano passou 20 anos na estrada com grandes artistas como Anthrax e Ozzy Osbourne. Uma outra vida que também já foi motivo de longa entrevista na Arte Sonora (na edição #29 – se curtias ter essa revista, fala connosco).

Por mais que o reconhecimento nacional seja bom, o reconhecimento internacional tem outra dimensão, naturalmente. É por isso que também aqui na redacção ficámos vaidosos por ver o trabalho de um talentoso construtor português surgir na capa da Premier Guitar (passe a publicidade gratuita). A revista é disponibilizada integral e gratuitamente online.

Carrega, aqui, para aceder à edição de Fevereiro da Premier Guitar.