Afonso País Anuncia Capicua Como Convidada Para Concerto em Lisboa

Afonso País Anuncia Capicua Como Convidada Para Concerto em Lisboa

Redacção

Afonso Pais apresenta novo álbum “O Que Já Importa” no Teatro Maria Matos em Lisboa. Capicua será a convidada especial.

A estreia em concerto no Teatro Maria Matos centra-se nesse ponto de viragem, numa celebração ao vivo. Em palco estarão dois Trios: três vozes – Margarida Campelo, Luísa Caseiro e Nazaré da Silva – somadas aos três instrumentos da secção rítmica – João Hasselberg no baixo elétrico e João Correia na bateria, para além de Afonso Pais –, que funcionam ora em simbiose ora em contraponto ao longo das músicas, nas quais descrevem um vaivém tímbrico e de espacialidade que é essencial à simplicidade com que a mensagem musical se propõe ser transmitida ao ouvinte.

«“O Que Já Importa” celebra o que a música pode ter de mais conciso. A depuração rítmica de cada uma das canções é o mote para a sua particularidade: cada faixa ouvida revela aos poucos a mensagem como num mantra, em repetições que tornam reconhecível o retrato musical como um todo, como um só retrato, particular e irrepetível. Todas as canções são provindas de um imaginário centrado na guitarra como “voz” criadora. Dela despontam os lugares e episódios, os momentos e as viagens que os interligam. São canções num sentido amplo e diversificado, que acolhe as idiossincrasias próprias de um instrumento tão popular e rico em elementos de culturas tão diversas quanto o é a guitarra. Também representada está a canção portuguesa, a melodia em português, que reluz da letra e do lugar de nostalgia.»

“Conforto” em parceria com Capicua foi a primeira música a ser revelada do novo trabalho do guitarrista e compositor Afonso Pais. «A ideia da parceria sempre foi essa, de que a música pudesse ser um veículo de inspiração. E assim foi. Foi maravilhoso e surpreendente que o resultado tenha sido tão convergente, e tão complementar, e tão completo. E tão abrangente, também, porque creio que todos nós temos as nossas memórias de infância e as nossas projecções de futuros, de geografias e de vidas reais e imaginadas.»

Sobre a colaboração neste tema Capicua revelou que a faixa a inspirou a «falar de casa e do que é o conforto: “Peguei num poema antigo e estendi-o como quem faz uma cama de lavado. O resultado é solar. Gostei muito da experiência e espero que gostem também!»

Os bilhetes para o concerto em Lisboa no dia 22 de Junho estão disponíveis para compra na Ticketline e locais habituais. Na compra antecipada do bilhete, o espectador terá oportunidade de receber o disco em casa, bastando para isso enviar a morada para o endereço afonsopaismanagement@gmail.com.

EGITANA