Ainda Há Muitos Concertos Confirmados e Obrigatórios em 2020

Ainda Há Muitos Concertos Confirmados e Obrigatórios em 2020

Redacção

NOTA DE REDACÇÃO: Quando escrevemos este artigo em Março, não estávamos cientes da gravidade da situação provocada pela Pandemia Covid-19. Infelizmente a maioria dos concertos marcados para 2020 não se irá realizar. No entanto, decidimos manter este artigo online, onde poderás consultar o ponto de situação para cada um destes concertos que considerávamos obrigatórios em 2020.

—–

Os concertos com datas mais próximas foram cancelados, mas ainda existe uma mão cheia de confirmações a partir de Julho de 2020, casos de Aerosmith, KISS, Maiden, Clutch ou Black Crowes.

A pandemia COVID-19 estabeleceu obrigatoriamente um novo estilo de vida. Concertos cancelados ou inúmeros problemas e ameaças na indústria musical (“O Impacto do COVID-19 na Indústria de Instrumentos Musicais” ou “Coronavírus: Amazon interrompe o armazenamento de CD’s e discos de vinil”) prevêem um futuro negativo para os profissionais criativos, mas também surgiram projectos criativos entre as limitações como o Festival Eu Fico em Casa ou a entrega a 100% das receitas de venda pelo Bandcamp durante 24 horas.

É importante que, no que respeita à maioria dos concertos adiados que mantenham os vossos bilhetes, afinal “adiado e “cancelado” são coisas diferentes. Manterem a vossa compra, se possível, será uma ajuda importante para os promotores e para as bandas.

Mas também queremos propagar boas notícias, por isso vamos relembrar os vários concertos que continuam agendados, a partir do mês de Julho. Não existem garantias de que já estará tudo normalizado por essa altura, mas fica aqui um voto de esperança. Aliás, esperamos que no final de Junho a normalidade tenha sido retomada e não fiquemos privados de ver a estreia dos Mercyful Fate em Portugal. Cuidem-se e respeitem as direcções governamentais, para que tudo passe o mais rápido possível. Afinal, há ainda muita música para nos saciar e estamos a excluir os festivais desta equação, tal como concertos de artistas portugueses (não que mereçam menosprezo, mas porque a oportunidade de os ver é, naturalmente, mais recorrente).

ADIADO ||| Mercyful Fate, 27 de Junho // Os lendários Mercyful Fate de King Diamond vão finalmente estrear-se em Portugal em 2020! O concerto está marcado para dia 27 de Junho de 2020, na Sala Tejo da Altice Arena, em Lisboa. Na primeira parte do concerto estará pela primeira vez em Portugal a banda japonesa Loudness e ainda os nacionais Thormenthor fundados na década de 80 e de regresso aos palcos para nos presentear alguns dos seus clássicos, já depois de uma aparição especial no VOA, em 2019

Aerosmith, 6 de Julho // Os únicos e incríveis Aerosmith, formados por Steven Tyler (vocal), Joe Perry (guitarra), Brad Whitford (guitarra), Tom Hamilton (baixo) e Joey Kramer (bateria) são uma peça viva na história da música americana. Passam por Portugal no dia 6 de Julho com concerto marcado na Altice Arena. Os Aerosmith comemoram 50 anos de carreira nesta nova tour europeia. Recordem o último concertão que deram em Lisboa, na nossa reportagem.

KISS, 7 de Julho // Os KISS anunciaram, durante o KISS Kruise, novas datas para a “End of the Road Tour” que irá passar por várias cidades na Europa, incluindo Lisboa. Os KISS são uma das mais importantes bandas na história do hard rock. Na celebração dos 50 anos desse estilo musical, a banda surge na nossa lista de álbuns obrigatórios, com “Destroyer”, na edição impressa #63. São 150 páginas de mais uma edição histórica de Arte SonoraPODES ENCONTRÁ-LA NA NOSSA Loja. Em 2018, passaram por Oeiras. Relembra aqui uma actuação que encheu as medidas dos fãs, como nós.

ADIADO ||| Iron Maiden, 23 de Julho // Após uma primeira etapa de concertos, que incluiu uma Altice Arena esgotada em 2018, os Iron Maiden regressam à Europa em 2020 para a despedida da Tour Legacy Of The Beast, que inclui novamente Portugal. Os Within Temptation são os convidados especiais deste espectáculo que na primeira parte conta com a actuação dos Airbourne (grande, grande bónus a inclusão destes rockers). Com um alinhamento repleto de clássicos, este concerto tem algo para todos, do fã incondicional dos Iron Maiden, ao público menos militante, mas que não vai perder a estreia em estádio de uma das maiores bandas da história da música.

ADIADO ||| Lenny Kravitz, 25 de Julho // Lenny Kravitz anunciou a digressão mundial “Here to Love Tour 2020”, com passagem confirmada por Portugal dia 25 de Julho, com um concerto na Altice Arena. Conhecido pelos concertos evidentemente grandiosos, únicos e enérgicos, Lenny Kravitz promete voltar a elevar o seu legado com esta digressão. Com o lançamento do 11.º longa-duração, “Raise Vibration”, o músico fortalece mais uma vez a união do rock ‘n’ roll, funk, blues e soul. Receptivo à inspiração juvenil, mas iluminado por três décadas de sabedoria.

Clutch, 4 de Agosto // Com lugar de destaque assegurado no panteão da música pesada, uma dúzia de álbuns aplaudidos de forma universal, e em estado de graça desde que lançaram “Earth Rocker”, os CLUTCH vão, por fim, mostrar a sua força arrebatadora pela primeira vez em Portugal nos dias 3 e 4 de Agosto de 2020, no Hard Club e do Cineteatro Capitólio, no Porto e em Lisboa, respectivamente.

CANCELADO ||| Slipknot, 17 de Agosto // Depois de terem dado um excelente concerto no VOA Heavy Rock 2019, os Slipknot estão de regresso a Portugal e a Lisboa em nome próprio. Trazem a Portugal o seu sexto álbum de estúdio “We Are Not Your Kind”. Ao longo dos tempos, o som do quarteto evoluiu das raízes no punk e hardcore, abraçando funk, blues e rock a gosto. A famosa banda de metal formada em Des Moines, Iowa, em 1995, prepara-se para entrar na Altice Arena, no dia 17 de Agosto, prometendo aos seus fãs um concerto memorável.

The Young Gods, 27 de Agosto // Os suíços The Young Gods são uma das bandas que, ao longo dos seus quase 35 anos de carreira, granjeou maior culto no nosso país. Tudo graças a uma vasta obra de sonoridade característica, reconhecidamente pioneira e, sobretudo, às suas marcantes e intensas actuações ao vivo. O concerto é de acesso gratuito e acontece a 27 de Agosto, no Jardim Luís de Camões em Leiria.

Tash Sultana, 31 de Agosto // Tash Sultana está de volta a Portugal após o seu aclamado concerto no NOS Alive 2019 (lê a review aqui). Apresenta-se pela primeira vez em nome próprio no Coliseu dos Recreios no próximo dia 31 de Agosto de 2020. Na bagagem traz “Notion”, EP do qual faz parte o famoso tema “Jungle” e “Flow State”, álbum que dá o mote a esta digressão pelo Reino Unido e Europa.

Metronomy, 7 de Setembro // Os britânicos Metronomy regressam a Portugal para apresentar o novo álbum, “Metronomy Forever”, lançado no passado dia 13 de Setembro. “Metronomy Forever”, o sexto disco da banda britânica, é um momento marcante na carreira do quinteto com uma postura mais relaxada e concentrada no núcleo dos trabalhos clássicos. Capta experiências e brincadeiras entre a banda, ao longo de 17 faixas onde o passado se cruza com o futuro e a melancolia com a euforia. Aproveitámos a presença da banda em Portugal em 2019 para falar com Joseph Mount sobre o novo álbum “Metronomy Forever”, produção, colaborações e equipamento vintage, como o sintetizador Oberheim Matrix 1000.

The Toy Dolls, 4 e 5 de Outubro // A tour de aniversário dos 40 anos dos Toy Dolls foi uma das tours que tiveram que ser adiadas devido à crise Coronavírus. No entanto já foi reagendada para dia 4 de Outubro no Lisboa ao Vivo e no dia seguinte passa pelo HardClub no Porto. Teremos a hipótese ouvir todos os clássicos dos The Toy Dolls e os novos temas do ultimo trabalho da banda, ‘EPISODE XIII’, com o selo Secret Records. Punk rock lendário a partir tudo desde 1979, torna este concerto da banda liderada por Michael Algar a.k.a Olga imperdível.

The 1975, 6 de Outubro // Os The 1975 adiaram a digressão europeia para Outubro de 2020. O novo álbum será agora apresentado no dia 6 de Outubro na Altice Arena. Estrearam-se em 2013 com o disco homónimo, passado três anos chega o segundo trabalho “I Like It When You Sleep, for You Are So Beautiful Yet So Unaware of It. Em 2018 estão de volta com “A Brief Inquiry Into Online Relationships” e deixam a crítica rendida. Em 2020 o quarto álbum da banda, “Notes On A Conditional Form“, que servirá de mote da digressão europeia, vai ver a luz do dia a 6 de Outubro de 2020.

Skunk Anansie, 9 e 11 de Novembro // Os Skunk Anansie anunciaram tournée europeia com passagem por Porto e Lisboa, nos dias 9 e 11 de Novembro 2020. Os últimos 25 anos viram a banda ser aclamada mundialmente como umas das maiores bandas de rock britânicas de todos os tempos, a própria Skin (vocalista) tornou-se numa das performers mais icónicas, modelo e musa para vários designers, e reconhecida como revolucionária do papel das mulheres na indústria da música. O estatuto dos Skunk Anansie continua inabalado. Serão dois grandes concertos de celebração dos 25 anos de carreira da banda londrina.

The Black Crowes, 14 de Novembro // Os primeiros rumores de uma reunião dos irmãos Robinson surgiram em Outubro. Agora foi formalmente confirmado que os Black Crowes vão mesmo regressar ao activo e dar uma série de concertos onde irão tocar integralmente o seu excelente álbum de estreia, “Shake You Money Maker, originalmente editado em 1990. É uma verdadeira alegria, afinal não tínhamos muita esperança em ver a banda em Portugal. Afinal, as únicas vezes que cá passaram acabaram por ser em momentos que tiveram pouca expressão, a primeira foi com os Rolling Stones, na Voodoo Lounge Tour, em 1995, e a segunda e última aconteceu no T99, festival que, apesar de um cartaz sonante (Metallica, Aerosmith, Garbage, Monster Magnet, Rollins Band ou Ministry), teve uma fraquíssima resposta de público. Esperamos, desta feita, um dos concertos do ano!