Anathema Anunciam Final da Banda

Anathema Anunciam Final da Banda

Nero

Os Anathema, banda bastante estimada pelo público português anunciaram um hiato por tempo indeterminado, como consequência da pandemia. O comunicado da banda diz que cada um dos seus membros irá agora seguir outros projectos.

Foi no Facebook que os Anathema anunciaram que a banda irá parar. Numa foto com um comunicado e um agradecimento aos fãs, pode ler-se:

«Cara “família” dos Anathema, este é um ano como nunca houve nenhum outro. Todos nós – vocês inclusivé – enfrentámos desafios imprevisíveis, com enorme impacto nas nossas vidas pessoais e profissionais. Nestes tempos duríssimos, os acontecimentos deste ano deixaram-nos sem nenhuma opção a não ser entrar num hiato indefinido. Enquanto indivíduos, este é o momento de trilhar outros caminhos nas nossas vidas.

Estamos para lá de gratos ao apoio de todos ao longo dos anos. Não se vislumbra um fim para o amor e respeito que temos pelos nossos fãs, por nos terem dado os melhores anos das nossas vidas. A generosidade que todos demonstraram após o cancelamento da nossa digressão marcou-nos para sempre. Jamais poderíamos ter antecipado como este ano terminaria. Muito, muito obrigado. Anathema».

Ainda em Março de 2020, Danny Cavanagh falou no Facebook da banda também. O músico britânico começava por mostrar tristeza pelos acontecimentos relacionados com o coronavírus  e agradecer aos profissionais de saúde, para passar a referir-se  à interrupção da digressão que celebrava o décimo aniversário de “We’re Here Because We’re Here”, cancelada depois da actuação da banda em Lisboa.

Nessa publicação, ficou claro que a interrupção da tour deixou o grupo afundado em dívidas. O guitarrista revelou que a banda estava sem dinheiro”, esclarecendo que deixaram de ter liquidez para pagar a «roadies, autocarro e custos de merchandise». Para solucionar o problema, o músico pedia aos fãs que se mantivessem atentos durante o Verão, pois a banda planeava lançar canções inéditas, versões de temas do disco que seria celebrado na digressão e «tudo aquilo que consigamos pensar para nos ajudar a atravessar esta fase».

Danny, que declarava precisar de pagar a renda de casa, pediu aos fãs para acederem à plataforma GoFundMe, para assim terem acesso a conteúdos exclusivos, bem como visitarem a webstore do grupo britânico para adquirirem material de merchandise relativo à digressão cancelada. Aparentemente, esses esforços dos fãs, que este novo comunicado agradece, não terão sido suficientes para solucionar a situação delicada da banda, que se despede desta forma triste do seu público, particularmente, do público português.

Ao longo dos anos, os britânicos liderados pelos irmãos Cavanagh desenvolveram fortes laços com o público luso, além do mais a banda conta nas suas fileiras com o produtor e multi-instrumentista português Daniel Cardoso, e por isso mesmo o grupo de Liverpool passou por Portugal a 11 de Março de 2020, no Cineteatro Capitólio, em Lisboa para in iciar a dogressão do décimo aniversário do álbum “We’re Here Because We’re Here”.

Editado originalmente a 31 de Maio de 2010 pela Kscope, o oitavo álbum dos Anathema foi produzido pelos irmãos Daniel e Vincent Cavanagh e misturado pelo talentoso Steven Wilson, dos Porcupine Tree. Composto na sequência das experiências acústicas levadas a cabo para “Hindsight”, “We’re Here Because We’re Here” desde cedo se afirmou como mais um passo decisivo na carreira da banda, abrindo o leque das belas paisagens sonoras que viriam a explorar, aproximando-as da perfeição, nos discos subsequentes – “Weather Systems”, “Distant Satellites” e “The Optimist”. Precedido por dois singles, “Dreaming Light” e “Everything”, o disco, que marcou a despedida do teclista Les Smith e a estreia de Lee Douglas na voz, extremou ainda um pouco mais os laços emocionais que se podem estabelecer entre quem cria e ouve música.

O concerto, já numa situação de pré-aviso de confinamento, motivou alguma celeuma, pois muitos dos que tinham bilhetes consideravam inseguro assistir ao espetáculo. A AS esteve presente para realização de fotoreportagem. Podes recordar as fotos dessa noite, a última vez que os Anathema estiveram em Portugal, AQUI.