André Fernandes Regressa aos Discos Com “Kinetic”

André Fernandes Regressa aos Discos Com “Kinetic”

Nuno Sarafa

O novo disco do guitarrista de jazz André Fernandes já está disponível online. Chama-se “Kinetic”, é composto por nove temas e foi escrito a meias – pela primeira vez na carreira do músico – com oito compositores. Para ouvir bem alto!

«Estou muito contente com este disco por várias razões. Primeiro, esta banda soa mesmo bem! Segundo, porque adoro a música, que pela primeira vez num disco meu não fui eu a escrever. Decidi pedir música a algumas e alguns dos meus compositores favoritos, e o resultado é este», escreveu o guitarrista André Fernandes nas redes sociais como forma de anúncio ao novo disco que já está aí para ser ouvido em doses massivas.

Ainda segundo o músico, «as ninjas Sara Serpa e Akiko Pavolka, os jedis Ohad Talmor, David Binney, Frederico Heliodoro, Perico Sambeat, Xan Campos e João Pereira contribuíram com um tema cada», temas esses que foram gravados em Novembro de 2018 nos Timbuktu Studios, em Lisboa, pelo próprio André Fernandes (guitarra), mais os espanhóis Perico Sambeat (saxofone e efeitos) e Xan Campos (piano e teclados), o brasileiro Frederico Heliodoro (baixo) e o português João Pereira (bateria).

Com produção, mistura e masterização a cargo do próprio André Fernandes, homem de vários projectos e ofícios, “Kinetic” – «que soa melhor bem alto» – pretende sobretudo «abraçar a tradição a fim de a inovar e levá-la a outros desenvolvimentos», aqui e ali com outros ingredientes, «quer provenientes do rock, quer mostrando a perspectiva europeia desse género, o jazz, que já não podemos definir como música clássica americana».

Os anteriores álbuns a solo de André Fernandes receberam os maiores louvores da AS, integrando as nossas listas de melhores discos nacionais do ano em 2016 e 2014, os títulos “Dream Keeper” e “Wonder Wheel”. Além disso, para criar algo especial para uma edição que, em 2018, celebrou 10 anos de publicações queríamos algo que fosse inédito ou, no mínimo, incomum, na nossa imprensa musical. Isto, claro, além dos artigos sobre instrumentos e equipamento musical de sempre. Então surgiu a ideia de reunir numa edição histórica dez grandes guitarristas portugueses. O André foi um deles.

Com edição da Clean Feed e design de Travassos, “Kinetic” está por agora disponível em formato digital, sendo que em Janeiro chega o vinil, já em fase de pré-venda. Em abaixo tens o player para ouvires “Kinetic” na íntegra.