Aniversário Plano B: Baltra, Folamour ou The Legendary Tigerman entre os convidados

Aniversário Plano B: Baltra, Folamour ou The Legendary Tigerman entre os convidados

António Maurício

O 13º Aniversário do Plano B acontece no próximo dia 6 de Dezembro.

Dezembro é mês do aniversário do Plano B! São 13 anos a impulsionar a noite da baixa Portuense, trazendo alguns dos melhores DJs e produtores nacionais e internacionais e um infindável número de noites memoráveis. The Legendary Tigerman, Rui Pregal da Cunha, Tomás Wallenstein (Capitão Fausto), Folamour e Baltra são os convidados da festa que acontece no dia 6 de Dezembro.

The Legendary Tigerman é o alterego de Paulo Furtado. Inspirado no velho formato de one-man-band nascido nas margens do Delta do Mississipi, é um conceito adaptado e vivido no Século XXI, com uma estética muito particular – ao formato analógico tradicional (bombo, prato de choque, guitarra) juntam-se, sem pudor, soluções electrónicas. Mas, The Legendary Tigerman não é só um projecto musical – aqui, a imagem, através (sobretudo) do cinema e da fotografia são tão importantes como a música.

Rui Pregal da Cunha nasceu em Macau em 1963. Aos 3 anos tentou fugir para a China montado num triciclo. Um ano mais tarde veio para Lisboa, cidade que ainda hoje considera como seu local predilecto. Como há sempre uma primeira vez para tudo: em 1978, munido de um prato e um deck de cassetes (ambos Akai) fez dançar a sala de uma festa, descobrindo aí o sentido do mix por tonalidade. Apesar de ter andado a estudar interiores em 1981 lançou o homónimo primeiro disco dos Heróis do Mar e aí nunca mais olhou para trás. Hoje é restaurateur e não importa o projecto em que se envolva garante sempre trazer novos sabores à cidade de Lisboa.

Tomás Wallenstein, elemento dos Capitão Fausto, um fenómeno de popularidade regressa ao plano B em formato DJ Set. A história dos Capitão Fausto ganhou vida ainda em 2011 com “Gazela”, álbum de estreia que mostrou a urgência que a banda de Lisboa tinha em apresentar o seu universo pop. Rapidamente essa necessidade cresceu e tornou-se num compromisso maior, resultado que foi apresentado em Pesar “O Sol” (2014), mas foi em 2016 com o disco “Capitão Fausto Têm os Dias Contados” que o quinteto se transformou numa aposta segura do universo musical português. “A Invenção do Dia Claro” (2019) é o quarto e o mais recente álbum de originais dos Capitão Fausto. “Sempre Bem”, “Faço As Vontades” e “Amor, a nossa vida” mostram uma banda que renasce a cada disco e se renova com o cuidado de quem quer construir uma carreira sólida.

Folamour é Bruno Boumendil, um prodígio parte do recente renascimento de produtores de House e Disco franceses. Começou a demonstrar o seu talento em Lyon, cidade natal, e em apenas 3 anos afirmou-se com um dos novos nomes mais excitantes da música House. O impressionante catálogo de EPs e Álbuns (incluindo o fresquíssimo “Ordinary Drugs” na sua FHUO Records) que tem vindo a construir, revelam um apurado ouvido para o sampling, juntando com mestria influências Jazz, Funk, Disco e House. ⁠Tem percorrido o globo atrás das cabines demonstrando que é também um formidável DJ, criando com mestria momentos de euforia e outros de subtileza, deixando-nos a certeza de que não precisamos temer pelo futuro da música House.

Baltra deu os primeiros passos no circuito underground nova-iorquino, e foi desenvolvendo e aperfeiçoando a sua sonoridade ao longo dos anos. Produziu faixas de enorme sucesso, como ‘Never Let Go Of Me’ e ‘Fade Away’, afirmando-se como uma das novas referencias da música electrónica.
O produtor de Nova York é conhecido por dar um toque muito pessoal e edificante às suas produções e dj sets, criando um espaço de dança único, delicado e altamente emocional. Baltra lançou temas na Axe on Wax, Shall Not Fade, 96 & Forever e muitas outras editoras, além de remisturas para Extinct Dinosaurs e Unknown Mortal Orchestra, demonstrando a sua diversidade enquanto produtor.

PROGRAMAÇÃO

6 DEZEMBRO
Cubo Heineken:
Baltra
Folamour

Sala Palco:
Rui Pregal da Cunha (Heróis do Mar)
The Legendary Tigerman
Tomás Wallenstein (Capitão Fausto)
mojo hannah

Galeria:
Miguel Bruschy