“António Variações”, o livro de Teresa Couto Pinto que reúne um vasto registo fotográfico do artista

“António Variações”, o livro de Teresa Couto Pinto que reúne um vasto registo fotográfico do artista

Mariana Matos

“António Variações” é o novo livro que reúne quase 150 fotografias do artista, a maioria nunca antes vistas.

Teresa Couto Pinto, autora do livro, foi amiga, agente e fotógrafa de António Variações e decidiu agora revelar algumas imagens inéditas de uma das grandes personalidades, dos anos 80, a nível nacional.

A fotógrafa afirma que o livro fotobiográfico, editado pela Oficina do Livro, «precisou de tempo e de espaço», pois queria que as imagens pudessem «reafirmar o legado de António Variações».

Os dois conheceram-se no ano de 1976, em Lisboa, na loja Parafernália onde Teresa Couto Pinto trabalhava. As saídas à noite no Bairro Alto e a primeira fotografia tirada para a canção de lançamento de António Variações, foi o que bastou para criarem cumplicidade. «Eu gostava de fotografar e andava quase sempre com a máquina fotográfica a tiracolo. Então, ele disse-me que precisava de uma fotografia para o single de lançamento. Disse logo que sim. Despedi-me do meu emprego — numa companhia de seguros — e passei a andar quase sempre com a máquina fotográfica. Foi assim que me tornei agente e a fotógrafa pessoal do António Variações.»

O livro já está disponível nas livrarias portuguesas.

 

EGITANA