Artistas Mais Bem Pagos de 2020 Segundo a Billboard

Artistas Mais Bem Pagos de 2020 Segundo a Billboard

Redacção

Queen, Metallica, AC/DC, Tool, Kiss e Aerosmith estão entre os artistas de hard rock e heavy metal mais bem pagos de 2020. No plano geral, quem mais facturou foi, uma vez mais, Taylor Swift, seguindo-se-lhe Post Malone e… Céline Dion.

O regresso de Taylor Swift ao nº 1 da lista dos artistas que mais facturam nos EUA, com 23,8 milhões de dólares, é um dos poucos resultados não surpreendentes de um ranking que guarda muitas surpresas. Isto porque foi um ano com poucos concertos e que resultou em muitos dos habituais “money makers” a cederem os seus lugares a artistas com forte implementação no streaming, boa parte destes da área do hip-hop.

Olhando para a lista, logo atrás de Taylor Swift, o número 2 da tabela é ocupado por Post Malone ($23.2M), o terceiro lugar por Céline Dion ($17.5M) e o quarto pelos Eagles ($16.3M).

Na área da música mais pesada, a Billboard estima que os Queen, que ocupam o sétimo posto da lista, facturaram 13,2 milhões de dólares, incluindo 5,5 milhões de dólares de streaming, 5,3 milhões de dólares de vendas e 2,4 milhões de dólares de publishing. Já os AC/DC estão no 13º lugar, com $10,1 milhões de receitas provenientes de streaming, enquanto as vendas e a publishing renderam-lhes $4,3 milhões, $4 milhões e $1,8 milhões, respectivamente.

Quanto aos Metallica – que por estes dias não param de dar mimos aos fãs -, estão no 18º posto da tabela dos que mais ganham nos EUA, tendo arrecadado $9 milhões em 2020, $3,9 milhões dos quais provenientes de streaming, $3,7 milhões das vendas e $1,4 milhões de publishing.

Os Tool, que ocupam o nº 32, facturaram em 2020 $6,17 milhões, $4,2 milhões do total provenientes de concertos – uma percentagem invulgarmente grande em comparação com outros artistas, e que a banda acumulou com a venda de bilhetes para espectáculos que tiveram lugar antes do surto da Covid-19.

As receitas provenientes de merchandising e livestreaming não foram incluídas na tabela da Billboard, que podes consultar aqui.

EGITANA