As melhores Músicas Para a Pista de Dança do Teu Casamento

As melhores Músicas Para a Pista de Dança do Teu Casamento

Redacção
Edward Cisneros

Em todos os casamentos há algumas melodias que se tornam marcantes. Lembra-te de alguns dos melhores momentos que tiveste em festas, e certamente muitos deles foram em momentos em que começou a música e, de repente, esqueceste tudo o resto e a pista de dança tornou-se o teu palco.

Esses espontâneos três minutos são alguns dos momentos mais memoráveis de um casamento, então decidimos estabelecer os parâmetros para a criação da melhor lista de reprodução para um casamento.

A banda sonora do dia do casamento de cada casal será, e deve, ser diferente. Há mais de 3,5 milhões de playlists relacionadas com casamentos no Spotify. E esse é o benefício das listas premeditadas: são um substituto barato para um DJ ou banda, e são personalizáveis de maneira a que incluam aquela música que irá para sempre unir-te ao teu parceiro.

Mas quer estejas a fazer a tua própria lista de reprodução ou a trabalhar com um DJ, deixamos de seguida alguns pontos a ter conta na escolha dos temas.

A música especial
Que melhor maneira de estabelecer uma conexão profunda com alguém do que com base no seu gosto musical, que é uma grande parte da vida de muitas pessoas? A música tem o poder de unir as pessoas. A atração começa quando o cérebro processa traços genéticos ou físicos que podem ser considerados atraentes num potencial parceiro. Porém, para os amantes da música, muitas vezes progride rapidamente para o que está a ser reproduzido nos auriculares de alguém. Até as aplicações e sites de encontros online, já começam a estabelecer parâmetros e filtros para que os utilizadores possam encontrar correspondências a partir do gosto musical. A música pode inspirar ótimas conversas sobre diferentes períodos da vida, e é por isso que muitos casais amam a sua música e gostam de a partilhar em público.

O impacto da popularidade
O Spotify descobriu quais as músicas que foram mais frequentemente adicionadas às listas de reprodução para casamentos pelos utilizadores — vamos verificar o top 10:
1. “Thinking out Loud”, de Ed Sheeran;
2. “Marry You”, de Bruno Mars;
3. “All of Me”, de John Legend;
4. “Uptown Funk”, de Mark Ronson, com Bruno Mars;
5. “I Wanna Dance With Somebody (Who Loves Me)”, de Whitney Houston;
6. “Don’t Stop Believin’”, de Journey;
7. “Crazy in Love”, de Beyoncé, com Jay Z;
8. “A Thousand Years”, de Christina Perri;
9. “I’m Yours”, de Jason Mraz;
10. “Hey Ya!”, de OutKast.

Algumas destas canções são muito românticas com uma mensagem apropriada para um casamento como “I’m Yours” ou “Marry You”. A música de John Legend “All of Me” que é popular desde o seu lançamento dado que Legend a escreveu para a sua mulher Chrissy Teigen, e reflete o quanto ele a adora. Que noiva não gostaria de ecoar esse sentimento no seu casamento? Em contraste, temos uma representação de canções tradicionalmente divertidas para os convidados como “Hey Ya!” e “Uptown Funk”.

Mesmo que se sinta que algumas destas canções sejam demasiado rodadas pelo número exagerado de vezes que passam na rádio, elas são relevantes porque a maioria dos seus convidados as terão ouvido, e isso os encoraja a dançar ou cantar, para além de serem ótimas para crianças mais jovens.

Agradar aos convidados
Aproveitando o tema, convém realçar a importância de pensar nos convidados. Num casamento, terá uma ampla variedade de idades e gerações, desde os seus avós aos convidados mais jovens.

Deve pensar em músicas que não se limitem a ser apropriadas para a audiência, mas que eles a apreciem e a recordem no futuro. É algo mais difícil de conseguir, mas não se preocupe. Há uma forma fácil de contornar este problema que consiste em aceitar que sejam tocadas músicas a pedido. Porém, como é possível aceitar pedidos de música sem ‘estragar’ o momento?

Uma alternativa, sugerida por organizadores de casamentos, é dar aos convidados a opção de escreverem uma canção que gostariam de ouvir quando eles respondem ao convite. Isto é muito útil para si ou para o DJ no momento de estruturar a lista de músicas. Assim já saberá quais as músicas que os convidados querem ouvir, e o seu trabalho será apenas incluí-las na lista pela ordem que fizer mais sentido.

Outra solução parecida, é montar na recepção uma estação com um recipiente e pedaços de papel (ou outro sistema mais prático), onde os convidados possam fazer pedidos. Mais uma vez, isto permitirá à pessoa responsável pela banda sonora adicionar os pedidos à lista de reprodução. Dependendo do ambiente geral, esta solução pode produzir um resultado agradável.

Sugestões
Dos hinos de festas às baladas românticas, dos hits mais velhinhos aos clássicos de rock… Estes eternos favoritos levarão garantidamente os seus convidados para a pista de dança.

Abaixo deixamos algumas sugestões para uma festa de casamento memorável:
“September”, de Earth, Wind & Fire
“Wannabe”, de The Spice Girls
“P.Y.T.”, de Michael Jackson
“Single Ladies (Put a Ring on It)”, de Beyoncé
“Twist and Shout”, de The Beatles
“At Last”, de Etta James
“Old Town Road”, de Lil Nas X com Billy Ray Cyrus
“Yeah!”, de Usher com Lil Jon, Ludacris
“Can’t Stop the Feeling”, de Justin Timberlake
“Closer”, de Chainsmokers com Halsey
“Despacito”, de Luis Fonsi com Daddy Yankee
“Sugar”, de Maroon 5
“Shut Up and Dance”, de Walk the Moon
“In My Feelings”, de Drake
“Sucker”, de Jonas Brothers
“Adore You”, de Harry Styles
“I Like Me Better”, de Lauv
“Crazy Little Thing”, de Queen
“We Found Love”, de Rihanna com Calvin Harris
“Brown Eyed Girl”, de Van Morrison
“You’re the One That I Want”, de Olivia Newton-John e John Travolta
“Everybody (Backstreet’s Back)”, de Backstreet Boys
“Ain’t No Mountain High Enough”, de Marvin Gaye
“Macarena”, de Los del Río
“Y.M.C.A.”, de the Village People
“Dancing Queen”, de ABBA
“I Want You Back”, de The Jackson 5
“Sweet Child o’ Mine”, de Guns N’ Roses
“Livin’ on a Prayer”, de Bon Jovi
“More Than a Feeling”, de Boston
“Sweet Home Alabama”, de Lynyrd Skynyrd
“Hot in Herre”, de Nelly
“Oops!…I Did It Again”, de Britney Spears
“All Star”, de Smash Mouth
“Say My Name”, de Destiny’s Child
“Hollaback Girl”, de Gwen Stefani
“Africa”, de Toto
“Red Red Wine”, de UB40
“Unchained Melody”, de The Righteous Brothers
“I Don’t Want to Miss a Thing”, de Aerosmith
“You’re Beautiful”, de James Blunt
“Can’t Help Falling in Love”, de Elvis Presley
“Your Song”, de Elton John
“You’re Still the One”, de Shania Twain
“Halo”, de Beyoncé
“Make You Feel My Love”, de Adele
“I Gotta Feeling”, de Black Eyed Peas

EGITANA