Beat Fest com novas confirmações

Beat Fest com novas confirmações

Luis Valente

Dealema e Plutónio entre os novos nomes para a segunda edição do festival de Rap em Comenda no Alentejo.

O festival de Hip Hop, Beat Fest realiza-se de 1 a 4 de Agosto em Comenda na vila de Gavião em Portalegre e apesar do cartaz ainda não se encontrar completo, conta com cinco novas confirmações Dealema, Plutónio, Malabá, Deau e Osso, que se juntam aos artistas já confirmados, Gabriel o Pensador, Boss AC, Wet Bed Gang, NGA, Papillon, Valas, Domi e Russa.

Os Dealema são um dos nomes mais antigos do Hip-Hop português e trazem o seu vasto reportório ao palco do Beat Fest no último dia, 4 de Agosto.

A banda é composta pelos artistas de Gaia e Porto, Mundo Segundo, DJ Guze, Fuse, Expeão e Maze, produtores e Mc’s portugueses de referência que já colaboraram com vários nomes de peso do Hip-Hop nacional e internacional, como é o caso de Sam The Kid, Ace, Dino D’Santiago e Mind da Gap.

Entre as suas músicas mais conhecidas destacam-se, “Sala 101”, “Nada Dura Para Sempre” e “Escola dos 90”.

Plutónio é o segundo nome adicionado ao cartaz, estando o seu concerto marcado para o dia 4 de Agosto. O artista de Cascais mistura influências do Rap, RnB e Afro-Trap. Desde o lançamento do seu álbum “Preto e Vermelho”, que o artista se tem vindo a destacar dentro do panorama nacional, com singles como “Não Vales Nada”, “3AM” e participações em “Rain” com Mishlawi e Richie Campbell e em “Nunca Pares” com Slow J e Papillon. O seu grande hit foi conseguido com “Cafeína”, música que lançou com o DJ Dadda e ultrapassou os 14 milhões de visualizações no Youtube e lhe conferiu o galardão de dupla platina. O sucesso continua em 2019 com as suas novas músicas “Meu Deus”, com a qual obteve o galardão de Ouro, “Dramas e Dilemas” e “1 de Abril”.

Como terceira confirmação, o festival apresenta-nos Malabá que actuará no dia 3 de Agosto. O rapper carismático português reconhecido pela sua intensidade, versatilidade e flow inigualável , tornaram-no num dos maiores representantes do movimento Hip-Hop em Portugal. Ao longo da sua carreira o artista tem vindo a conquistar o público com as suas letras e metáforas com que todos se relacionam.

Deau está confirmado também para o dia 4 de Agosto. O rapper que se estreou nos palcos em 2005 tem vindo a emocionar o público português com músicas carregadas de emoção e mensagens conscientes. Coloca a história da sua vida nas letras e mostra à sociedade que é possível fazer rap de intervenção. Ao longo da sua carreira tem vindo a colaborar com nomes como, BezegolExpeão Keso, deixando a sua marca na história do Hip Hop nacional.

Os Osso são oito músicos de Braga e actuam no festival no dia 1 de Agosto. Nas suas músicas utilizam batidas, rimas, scratches e samples para criar algo de diferente, não tendo um estilo único, a banda cria músicas com diferentes sonoridades inspiradas por diferentes géneros como, rock, funk, soul e reggae. Na voz, a banda integra membros do Colectivo Particula, Mc Zero e Mc Raporter e ainda Fernando Fernandes dos Bed Legs e Ângela Polícia. Nas teclas está Leandro de Araújo dos Bed Legs. O baixista da banda é Tiago Tinoco, ex membro dos Stolen Tunes, e o baterista é Rui Rodrigues que já integrou projectos como os, Big Fat Mamma, At Freddy’s House e Dona Carioca. Nos samples Ponto Cruz dos Cave Real e no scratch outro elemento do Colectivo Partícula: o Dj Bandido.

O festival será uma celebração do Hip Hop e irá realizar-se numa pequena praia fluvial com uma paisagem repleta de espaços verdes, árvores e relva, cenário ideal para um festival de verão.

O passe geral do festival custa 24 euros e o passe com campismo 28 euros, os bilhetes diários têm o custo de 10 euros.