Beatles em documentário realizado por Ron Howard

Beatles em documentário realizado por Ron Howard

Ana Cristina Pereira

A primeira parte da carreira dos The Beatles, desde os tempos do Cavern Club, em Liverpool, até às digressões da banda entre 1960 e 1966, vai ser retratada num documentário realizado por Ron Howard.

A Apple Corps e a White Horse Pictures juntamente com a Howard’s Imagine Entertainment anunciam a produção de um documentário oficial que será realizado pelo cineasta galardoado com um Óscar.

O projecto conta com a colaboração total de Paul McCartney e Ringo Star, os dois últimos sobreviventes da banda. Em adição, colaboram também Yoko Ono Lennon e Olivia Harrison, viúvas dos músicos John Lennon e George Harrison.

Howard afirma estar “entusiasmado e honrado por trabalhar com a Apple Corps e a equipa da White Horse nesta história surpreendente sobre quatro jovens que invadiram o mundo em 1964. O seu impacto na cultura popular e a experiência humana não podem ser vistos como exagerados”.

O realizador acrescenta que, para além das 166 performances do grupo até 1966 representadas por gravações da época, o filme explora também a razão pela qual se tornaram um fenómeno de popularidade através de uma análise do contexto político e social da época. As “qualidades multigeracionais” dos fãs serão também abordadas.

“Depois de ter assistido ao concerto dos Beatles no Ed Sullivan, tudo o que eu queria era uma peruca dos Beatles. O cineasta relembra “os meus pais disseram que não, mas acabaram por me dar uma quando fiz 10 anos.”

A cargo da produção fica Nigel Sinclair, outra figura galardoada com um Óscar,

Howard e Sinclair planeiam finalizar o documentário até ao final do ano, que vai passar nas salas de cinema por volta dessa altura. Vê, em baixo, um trailer promocional:

EGITANA