Beethoven + Camané & Mário Laginha Para Ver na RTP2

Beethoven + Camané & Mário Laginha Para Ver na RTP2

Redacção

Um filme sobre Ludwig van Beethoven e um concerto de Camané & Mário Laginha são duas propostas da RTP2 para as noites de Sábado, 10 de Julho, e Segunda-feira, 12, respectivamente.

A primeira proposta é um filme do cineasta alemão Niki Stein sobre a vida e obra de Ludwig van Beethoven e que nos ajuda a perceber quem era este homem, cuja música tocou inúmeros corações e mentes. Beethoven sempre foi apaixonado por três coisas: música, liberdade e verdade. A sua batalha contra as convenções musicais e sociais durou toda a vida – mas a sua obra irá durar para sempre.

Em 1779, Ludwig van Beethoven, de 8 anos de idade, chamado “Louis”, é já conhecido como um prodígio musical. Aprende a seguir o seu próprio caminho, para desespero de todos à sua volta. Alguns anos mais tarde, em tempos de turbulência política, conhece Mozart. O génio não convencional e a Revolução Francesa inflamam o coração de Louis – não quer servir um mestre… apenas as artes!

Enfrentando tempos de tragédias familiares e amor não correspondido, Louis quase desiste. No entanto, em 1792, vai para Viena estudar com Haydn, e o resto é história. Quem era este homem, cuja música tocou inúmeros corações e mentes? No final da vida, o mestre fica isolado pela perda de entes queridos e da audição. Certamente, porém, estava muito à frente do seu tempo. O filme “Louis Van Beethoven” vai para o ar sábado, 10 de Julho, pelas 19h24, na RTP2.

A segunda proposta, desta feita para o serão de segunda-feira, 12 Julho, pelas 0h00, igualmente na RTP2, junta dois nomes incontornáveis da música portuguesa. O fadista Camané e o pianista Mário Laginha editam o seu primeiro álbum em duo: “Aqui Está-se Sossegado”, 11 temas retirados do cancioneiro do Fado ou da carreira de Camané e cinco temas inéditos, nascidos de uma longa cumplicidade entre os dois músicos descoberta primeiro em palco e só depois em estúdio.

Recorde-se que este álbum, lançado a 15 de Novembro de 2019, foi nomeado para os Grammy Latinos, na categoria de “Melhor álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa”.

Camané e Mário Laginha propõem-nos um momento único. Um piano que serve uma voz que serve um piano, e juntos servem as palavras de alguns dos maiores poetas portugueses, clássicos e contemporâneos, e as melodias ora do Fado tradicional ora da autoria de compositores inspirados.

EGITANA