Big Jim Sullivan 1941-2012

Timóteo Azevedo

James George Tomkins, mais conhecido como Big Jim Sullivan, faleceu no passado dia 2 de Outubro. O guitarrista sucumbiu a doença prolongada, encontrando-se de frágil saúde há já algum tempo. Big Jim tinha 71 anos.

A sua vasta carreira começou em 1959, quando foi convidado para integrar a banda de apoio de Marty Wilde, os Wildcats, que actuavam no espaço do 2i’s Coffe Bar em Londres. A partir desse ponto, o seu percurso levou-o a ser um dos mais requisitados músicos de sessão nas décadas de 1960 e 1970, colaborando num total de 55 singles que alcançaram o topo das tabelas entre 1960 e 1975. Entre os músicos com quem Big Jim Sullivan partilhou palcos e álbuns encontramos nomes como Frank Zappa, George Harrison, Tom Jones, Cliff Richards e Alvin Stardust, entre outros.

Para além do trabalho de estúdio, Big Jim Sullivan também era conhecido por ser professor e mentor de outros guitarristas, tendo dado aulas a grande nomes como Ritchie Blackmore (Deep Purple) e Steve Howe (Yes, Asia). Também consta que Big Jim e Blackmore, juntamente com Pete Townshend, convenceram Jim Marshall a começar a fabricar amplificadores, durante as várias visitas que faziam à loja de música de Marshall. E reza a lenda que Jim emprestou a sua Gibson J-200 a Jimmy Page quando os Led Zepplin estavam a gravar o seu álbum de estreia em 1969.

“Conheci o Jim Sullivan pela primeira vez em 1958″, declarou Ritchie Blackmore no seu site oficial. “Ele estava a tocar com o Marty Wilde e os Wildcats. Mostrou-me outro nível de como tocar. Provavelmente era o guitarrista mais avançado na zona de Londres. Ouvia-o na rádio todas as semanas em que havia um programa do Marty Wilde. O Jim aparecia regularmente no programa e por isso ficava colado ao rádio. Ele também compunha instrumentais fantásticos. […] Foi o primeiro guitarrista [inglês] a tocar através de um pedal de wah. […] Foi um dos melhores músicos de Inglaterra, um mentor e um bom amigo para mim. A sua música estará sempre no meu coração e continuará a viver.”

De acordo com a Classic Rock Magazine, Blackmore também já tinha afirmado que “O Big Jim foi uma grande influência. Só tinha começado a tocar há cerca de dois anos, mas provavelmente já era o melhor guitarrista em Inglaterra, logo de início. Eu achava que me saía bem e que estava a aprender com facilidade. Nem conseguia perceber o que ele estava a fazer”.

No final dos anos de 1980, Jim Sullivan dedicou a sua atenção à composição de bandas sonoras para filmes e jingles publicitários. O seu projecto musical mais recente era o duo formado com o guitarrista Doug Pruden, e desde 2003 faziam digressões sob o nome de BJS Duo.

“Uma boa forma de passar o resto da vida seria trabalhar por amor em vez de trabalhar para viver”, declara Big Jim Sullivan no seu site oficial. “Sou um homem muito afortunado. Vivo a minha vida com o meu hobby como a minha profissão.”

http://www.youtube.com/watch?v=V0x877_n0BU

EGITANA