Livestream: Björk com orquestra em dose tripla e solidária

Livestream: Björk com orquestra em dose tripla e solidária

Redacção

Björk anunciou o livestream dos concertos “Björk Orkestral” que decorrerão na Islândia com o fim de apoiar o movimento Black Lives Matter e em homenagem às pessoas atingidas pelo coronavírus.

Nos dias 9, 15 e 23 de Agosto, a artista islandesa irá apresentar espectáculos no Harpa Hall, na sua Reykjavík, para uma audiência ao vivo, com as receitas a serem canalizadas para o Kvennaathvarfið, um abrigo de mulheres na capital da Islândia.

«Gostaria de convidar-vos para alguns concertos em homenagem às pessoas mais atingidas pelo coronavírus e ao movimento Black Lives Matter, e honrar muitos músicos islandeses com quem trabalhei ao longo dos anos», escreveu Björk em comunicado oficial, acrescentando: «Vamos comemorar o facto de que todos saímos da quarentena de forma saudável, juntos, tocando em concertos no Harpa Music Hall por três fins de semana de Agosto».

Para o primeiro espectáculo da Björk Orkestral, a criadora de “Utopia” será acompanhada pelo Coro Hamrahlíð. O segundo e o terceiro espectáculos contarão com músicos da Orquestra Sinfónica da Islândia: cordas no concerto de 15 de Agosto e a secção de metais no dia 23, juntamente com o septeto de flautas Viibra. Diz Björk que os concertos serão «“unplugged” ou acústicos, executados sem batidas e sem electrónica».

«Sinto que estamos a atravessar tempos extraordinários, horríveis, mas é também uma oportunidade de mudar verdadeiramente», continua Björk. «Exige-se de nós que finalmente enfrentemos todo o racismo, que aprendamos que as vidas são mais importantes do que o lucro, e que olhemos para dentro de nós e apaguemos todos os nossos preconceitos». Para já não foi ainda anunciado onde se poderá assistir ao livestream destas três performances.

Björk tinha planeado, para este ano, uma tour com orquestra em algumas cidades europeias, mas a pandemia do covid-19 obrigou a a artista a adiar esses espectáculos para 2021. O seu mais recente álbum, “Utopia”, data de 2017 e recentemente, a cantora islandesa disponibilizou todo o seu catálogo no bandcamp.