Black Sabbath: Desenterrado Inédito da Era Ronnie James Dio

Black Sabbath: Desenterrado Inédito da Era Ronnie James Dio

Redacção

Malha extraída das sessões de pré-produção para o álbum “Heaven & Hell”, dos Black Sabbath, com o vozeirão de Dio, um groove fenomenal da secção rítmica e Iommi a soar como um demónio!

Foi revelada uma gravação de ensaio dos Black Sabbath a tocarem uma música inédita, aparentemente chamada “Slapback”. A gravação, que remonta a 1979 e às sessões de pré-produção do álbum “Heaven And Hell”, apresenta Ronnie James Dio na voz e Tony Iommi na guitarra, sem ser possível apurar quem ocupa a bateria e o baixo e foi carregada no YouTube por Gary Rees, o enteado e executor do espólio do teclista de longa data do grupo, Geoff Nicholls.

O upload do tema acontece mês e meio depois de Rees ter partilhado outra gravação inédita dos Sabbath a tocarem o tema-título de “Heaven And Hell” durante as mesmas sessões. «Acredito que este último upload da propriedade de Geoff Nicholls se chama “Slapback”, pelos rabiscos que estão na cassete e pelo refrão», afirma Rees. «Provém da mesma fita de que fiz o upload de “Heaven & Hell” neste canal. Não soa como uma música típica dos Sabbath, mas soa como o Ronnie James Dio».

A LOUD! recorda que Dio juntou-se à lendária banda, pela primeira vez, em 1979 e rapidamente encontrou uma química com Iommi, Butler e Ward. Quando “Heaven And Hell” foi lançado em Abril de 1980, o álbum foi recebido com críticas efusivas e alcançou a 9.ª posição nas tabelas de vendas do Reino Unido e a 28.ª posição nos Estados Unidos, onde também foi certificado como platina.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.

EGITANA