Quantcast
A Jam Session Perdida de Sabbath e Zeppelin

A Jam Session Perdida de Sabbath e Zeppelin

Nero

Não há muito a debater na ideia de que Black Sabbath e Led Zeppelin são duas das maiores bandas da história do rock. E se tivessem sido apenas uma?

Donos de álbuns mitológicos, de sonoridades super influentes, de um carisma irrepetível e de músicos fora de série, o que seria se alguma vez tivessem feito uma super banda?

Uma das jam sessions evocadoras de maiores lendas é a sessão em estúdio que, precisamente, as duas bandas fizeram em conjunto. As fitas com a gravação dessa sessão estão perdidas, mas Ozzy Osbourne e Tony Iommi, em conversa com a Classic Rock, lembram o acontecimento e a amizade entre as duas bandas. Aliás, John Bonham chegou a tocar várias vezes com Sabbath, no princípio da banda. «Quando tocávamos em pequenos bares, por vezes o John aparecia e queria subir a palco para tocar connosco», recorda Iommi. «Houve uma vez em que concordámos e ele sentou-se atrás da bateria do Bill. Escavacou a bateria. O Bill ficou mesmo f*dido. A partir daí, quando ele pedia para tocar, o Bill não deixava».

Mas foi já em 1975, estavam os Sabbath a gravar “Sabotage”, que as bandas se juntaram em estúdio. John Bonham foi aos Morgan Studios, na capital britânica, ver as gravações de Sabbath. «Ele levou o Plant e o John Paul Jones, Jimmy Page foi o único ausente, e quando entrou diz: “vamos tocar a Supernaut!”», canção que John Bonham adorava, refere Iommi. «O Bonham não a tocou da forma correcta, mas continuámos na jam». Com Plant como espectador, Bonham conduziu a sessão, sem danificar o kit de Bill Ward desta vez. Iommi recorda que os músicos estavam «apenas a improvisar, numa jam. A sessão tornou-se algo caótica».

Ozzy Osbourne recorda que a visita dos Zeppelin não foi obra do caso. «Eles estavam a assinar bandas para a sua editora [Swan Song]. Contrataram os Bad Company, então o John, o Robert e o John Paul Jones vieram ao estúdio tentar convencer-nos a fazer o mesmo. Mas tínhamos acabado de passar por uma guerra desgraçada com o nosso manager e mandámo-los dar uma volta». Iommi garante que a jam ficou gravada, embora perdida. «As fitas existem algures, mas não sei onde possam estar. E [a jam] acabou por arruinar a nossa sessão de gravação, de qualquer forma».