Branko, MIDI e Rabos

Branko, MIDI e Rabos

Tiago Varzim

Quem nunca ouviu falar do twerk? É quase impossível. A moda está de tal modo forte que o DJ português Branko juntou forças com as empresas The Omnipresent World Of Wizkids e The AIAIAI TMA-1, assim como a ‘twerker’ profissional Twerk Queen Louise para criar música com o movimento do rabo da dinamarquesa.

João Barbosa, o DJ dos Buraka Som Sistema mais conhecido por Branko, lançou o tema “Cascavel” em parceria com JSTSR e com Queen Louise. A ‘twerker’ foi a cobaia deste ‘booty midi controller’ desenvolvido pela AIAIAI, uma empresa de headphones focada na qualidade som em qualquer que seja o ambiente de audição. Podes fazer o download gratuito da faixa aqui. O resultado é impressionante e mostra como se consegue fazer música literalmente com tudo. “Nunca mais uso um teclado na vida”, disse Branko em jeito de brincadeira quando anunciou a parceria.

Com o intuito inicial de explorar novas formas de fazer música, a AIAIAI juntou esforços não só com Branko e Twerk Queen Louise – a booty-shaker dinamarquesa de eleição que já actuou com os Major Lazer -, mas também com a The Omnipresent World Of Wizkids, uma empresa de design focada na tecnologia e nas engenharias. De forma pouco usual, a AIAIAI traz nova música feita com os glúteos, um músculo da fisionomia humana por explorar no ramo musical. Louise foi o instrumento, mas que esta expressão não seja vista de forma pejorativa… pelo contrário.

Mas como é que isto funciona? Basicamente a twerker tem ligado aos glúteos uns fios que transmitem os movimentos feitos pela dançarina ao ‘booty drum’. “Esta é uma faixa que resulta da colaboração de uma dançarina e de um músico“, refere o vídeo. “Isto é o exemplo de como podemos inverter as coisas e fazer música com o nosso corpo“, afirma Branko.

Uma faixa feita com rabos… e para os rabos.

EGITANA