Breve História do Metal Português

Breve História do Metal Português

Inês Barrau

Depois de ter sido disponibilizado para download gratuito o e-book "Breve História do Metal Português", da autoria do jornalista Dico, este pode ser agora adquirido em formato papel.

A obra pode ser adquirida através do site da editora, a associação cultura A Causa das Regras por um preço de 14€ em pré-encomenda e 16€ após o período de pré-encomenda. Em ambas as situações os portes de envio já estão incluídos. Todos os exemplares encomendados incluirão dedicatória.  

A obra, revista e aumentada face à versão em e-book lançada em Dezembro, inclui agora mais de 200 páginas, ao longo das quais o leitor pode encontrar fotografias a preto e branco, além de um caderno a cores.

"Breve História do Metal Português" foi escrito ao longo de dois anos e tem como objectivo preencher uma grave lacuna na história do Metal forjado em terras lusas.

O autor faz assim a sínopse do seu trabalho: "Pela primeira vez, a informação sobre a génese do Metal português foi compilada num único volume. Breve História do Metal Português relata em pormenor a história do nosso Metal desde os primórdios, nos anos 60 e 70, recorrendo para tal a entrevistas com músicos da época, a trabalhos académicos, fanzines, sites, blogues, entre outras fontes. Nesta obra sem par conta-se a incrível saga destas bandas, que obtiveram enorme sucesso apesar das condições políticas e sociais extremamente adversas. Foi ainda durante o regime autoritário de Salazar e Marcello Caetano que surgiram os primeiros grupos, então inseridos no movimento designado "Ié-ié". O leitor ficará também surpreendido pela influência que figuras como Júlio Pereira, José Cid, Fernando Girão ou o maestro Miguel Graça Moura exerceram no desenvolvimento do Heavy Rock Português. A obra encontra-se organizada em dois capítulos. O primeiro abrange a génese do estilo em Portugal, desde os anos 60 até ao final do boom do Rock Português, em 1983. O segundo capítulo engloba os 16 anos compreendidos entre 1984 e 1999. Desde a semente dos The Playboys, passando pela afirmação dos Arte & Ofício, até ao surgimento do Underground ou da consagração dos Moonspell este livro nada deixa ao acaso. De leitura obrigatória!" 

 

Dico é jornalista, editor de vários periódicos, colaborou nas revistas "Riff", "Blast!" e "Versus Magazine". Fundou os blogues "Metal Incandescente", "A a Z do Metal Português" e "Reflexões Musicais". Nos últimos seis anos focou-se no artigo de opinião e na crónica, tendo escrito para cerca de 20 sites e blogues. Foi baterista de bandas como os Dinosaur ou Sacred Sin.

EGITANA