Capicua Celebra Aniversário de “Madrepérola” Com Novo Disco

Capicua Celebra Aniversário de “Madrepérola” Com Novo Disco

Redacção
Joana Jorge

Um ano depois do lançamento de “Madrepérola”, Capicua celebra este aniversário simbólico com o lançamento digital de um novo EP, intitulado “Encore”.

Nas palavras de Capicua, «2020 foi o ano em que as circunstâncias revalorizaram e resignificaram a experiência de estar em palco diante de uma plateia. Cada concerto foi uma conquista e um acto de resistência. 2020 foi também ano de disco novo e nova tour (com nova formação e novo cenário) que infelizmente não foi plena e alargada como gostaríamos. Por tudo isso, decidimos gravar alguns temas nos últimos concertos do ano (no Rivoli e no Teatro Aveirense), para vingar tanta vontade contida e tanta partilha por consumar. Um tema novo (de um beat que quase entrou em “Madrepérola”), dois temas do disco (que, pela força que ganharam em banda, mereciam uma renovação de votos) e duas versões novas de coisas antigas (“Ela”, do projecto Lingua Franca -2017 e “Fumo Denso” de Dj Ride, do disco From Scratch – 2015), que têm servido de encore para os concertos da tour. “ENCORE” é precisamente o título deste conjunto de músicas, não apenas por ser só mais um bocadinho de palco que queremos guardar para sempre, mas por dar a merecida continuidade a “Madrepérola” (a propósito do seu primeiro aniversário).”

O EP foi gravado ao vivo no Teatro Rivoli (Porto) e no Teatro Aveirense (Aveiro). Em palco, Capicua esteve acompanhada por D-One – dj, Virtus – programações, Luís Montenegro – baixo e guitarra, Sérgio Alves – teclados, Joana Raquel – voz e Inês Malheiro – voz. “Encore”, o tema que abre e dá título a este EP, conta com letra de Capicua e música de D-One.

No alinhamento podemos ainda encontrar canções como “Ela” (repescada do projeto Língua Franca, que a rapper mantém com Emicida, Rael e Valete), “Fumo Denso” (que nasce de uma parceria com DJ Ride), “Parto Sem Dor” (retirada do álbum “Madrepérola” e que resgata uma letra de Sérgio Godinho) e “O Quadrado Perfeito” (também de “Madrepérola”). No YouTube estão disponíveis vídeos especialmente criados para cada uma das versões ao vivo dos temas que podemos redescobrir neste “Encore”.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.

EGITANA