Quantcast
“Chico: Artista Brasileiro”, o Documentário sobre Chico Buarque Para Ver na RTP2

“Chico: Artista Brasileiro”, o Documentário sobre Chico Buarque Para Ver na RTP2

Redacção

Chico Buarque. Vais poder conhecer o percurso de um dos maiores nomes da música e da cultura brasileira num documentário que a RTP 2 vai exibir domingo, 25 de Abril, pelas 17h40.

Francisco Buarque de Hollanda, mais conhecido como Chico Buarque, nasceu no Rio de Janeiro a 19 de Junho de 1944 e é um músico, dramaturgo, escritor e actor conhecido por ser um dos maiores nomes da música popular brasileira dos últimos 50 anos. Com uma discografia que conta com aproximadamente 80 discos, Chico Buarque é daqueles músicos cuja extraordinária colecção de canções habita o imaginário colectivo.

Escreveu o primeiro conto aos 18 anos e ganhou destaque como cantor a partir de 1966, quando lançou o primeiro álbum, “Chico Buarque de Hollanda”, e venceu o Festival de Música Popular Brasileira com a música “A Banda”. Exilou-se na Itália em 1969, devido à crescente repressão do regime militar do Brasil, tornando-se, ao regressar a casa, em 1970, um dos artistas mais activos na crítica política e na luta pela democratização no país. Em 1971, lançou “Construção”, entendido pela crítica como um dos seus melhores trabalhos de sempre, e em 1976, editou outro disco de sucesso, intitulado “Meus Caros Amigos”.

Além da notoriedade enquanto músico, Chico Buarque desenvolveu ao longo dos anos uma carreira literária sólida, sendo autor de peças teatrais e romances, com os quais venceu alguns prémios, como, por exemplo, em 2019, quando foi distinguido, pelo conjunto da sua obra, com o Prémio Camões, o principal troféu literário da língua portuguesa.

No documentário de Miguel Faria Jr. que a RTP 2 transmite domingo, 25 de Abril, pelas 17h40, Chico Buarque fala sobre as suas memórias, quotidiano, espectáculos, métodos de trabalho, processo criativo, e todo o seu percurso, tendo como foco as canções e a palavra escrita, e ainda sobre a busca por um irmão alemão que nunca chegou a conhecer. A não perder.