Como a Música Afecta a Percepção Humana

Como a Música Afecta a Percepção Humana

Redacção

Sabemos que a música tem um papel muito importante em vários aspectos das nossas vidas, seja para a mudança de humor, para se aclimatar a uma situação de grande pressão ou só para passar o tempo de forma mais confortável.

Isso acontece até mesmo em ambientes comerciais que querem criar uma grande experiência de ambientação acolhedora com os seus clientes, queres exemplos? Shoppings com músicas agradáveis que levam o consumidor a ficar mais relaxado e aberto a comprar ou o casino Portugal online que cria uma experiência de jogo e de ambiente para os seus jogadores e apostadores que é tão forte que se tornou sua marca registrada.

Estes são só alguns exemplos de como a música tem uma grande influência em nossas vidas e em nossas mentes. Mas por que isso acontece?
É isso que esperamos responder neste artigo, da autoria de Carolina Fiel (clique aqui para saber mais sobre ela) desvenda todos os possíveis motivos de como a música afeta a percepção humana, venham comigo.

Mas, o que é a música?
Em teoria, a música é formada por três elementos fundamentais: ritmo, melodia e harmonia. A definição mais aceita de música é a seguinte: «a arte de combinar os sons simultânea e sucessivamente, com ordem, equilíbrio e proporção dentro do tempo», neste sentido a música é a combinação dos três elementos básicos de forma simultânea, harmónica e sucessiva sem que se perca o sentido ou a sonoridade ao ouvido.

A música está presente desde os primórdios da história da humanidade, existem registros de que o ser humano sempre teve uma conexão especial com os sons, conjuntos e sensações que uma música pode proporcionar.

Isso sem mencionar na função social que a música teve na evolução humana, auxiliando povos a se reconciliarem e exércitos a manterem-se atentos e motivados para batalhas difíceis, mesmo sendo considerada apenas uma forma de arte pela grande maioria dos grandes povos que são a base para o que chamamos de sociedade atualmente.

A música também teve o seu papel em outra grande crença base para a sociedade moderna que é a religião, todas as religiões mais populares nos dias de hoje, tiveram grande parte de sua doutrina disseminada por músicas religiosas que fizeram o papel de evangelizadoras e converteram muitos à sua doutrina.

Qual a relação entre a música e o cérebro?
Desde o inicio que as pesquisas comprovam que o começo da relação entre os humanos e a música, descobriu-se também que grandes filósofos já analisavam a relação entre o que era a música e o como o ser humano respondia a ela.

Neste ponto foi percebido que a música possui uma forte influência não só na mente, mas também no corpo de que a escuta, tanto em seres humanos quanto animais e até insetos. Vários testes controlados por cientistas em animais comprovaram que não eram apenas os humanos que eram afetados pelo ritmo, melodia e harmonia da música.

A grande conclusão é que a música afeta algumas áreas mais profundas do cérebro, áreas que são predominantemente sentimentais e que por isso alteram diretamente as emoções do indivíduo. E isso influência o estado de espírito e consequentemente pode influenciar as decisões tomadas pelo indivíduo.

Os sentimentos causados pela música
Como vimos, a música tem uma relação muito intima com uma parte profunda do cérebro que reage ao ter contato com os sons do ritmo, melodia e harmonia da música. Esse contato pode causar uma grande influência nestas áreas do cérebro que são responsáveis, em sua maioria, pelas emoções do indivíduo e diferentes emoções podem ser ativadas em contato com diferentes tipos de música.
As emoções mais comumente afetadas pela música são:

Nostalgia
A nostalgia é um dos sentimentos mais poderosos do ser humano, pode levar o individuo a um estado emocional completamente diferente do que estava a um segundo atrás. Isso acontece quando a música estimula certas áreas do cérebro responsáveis pela memória fazendo com que lembranças especificas sejam lembradas e revistas em sua mente trazendo o sentimento daquele momento em questão à tona novamente.

Conforto
O conforto é um dos sentimentos mais atraentes para o ser humano, em qualquer situação de stress em que uma música pode trazer um nível maior de conforto esta é uma situação em que a maioria dos humanos se encaixam e preferem músicas que relaxem e tragam maior conforto.

Motivação
A motivação é um sentimento que promove a ação, tiram o individuo de um estado e inercia e o estimulam a começar a agir de alguma forma. Músicas que ativam este sentimento são muito utilizadas no dia a dia de pessoas que querem cumprir as suas atividades com maior facilidade e eficiência.

Aceitação
A aceitação é um sentimento suave que anda de mãos dadas com o conforto, é um sentimento forte que pode sobrepor outros de intensidade parecida ou até maior como a tristeza.
Identificação

Este sentimento está intimamente ligado ao ego do indivíduo, neste caso as letras de musicas são os maiores ativadores deste sentimento onde o indivíduo pode se identificar com o que a musica fala se colocando no lugar do artista ou agindo com a nostalgia e se lembrando de uma situação parecida que viveu.

Como a música afeta a percepção humana?
Como vimos a música tem um papel muito importante e influente no comportamento e percepção humana, a sua influencia é tão forte que pode alcançar os dois pontos principais na existência humana que são:

Mente
Na mente, a música pode influenciar ativando e desativando emoções primárias que são muito potentes e alterando o estado emocional do individuo que pode até mesmo alterar as decisões que este vai tomar naquele momento.

Corpo
O corpo também está intimamente ligado a música, existem estudos que mostram que em vários casos o corpo se adapta de alguma forma à música que está tendo contato. Em um exemplo mais simples, o coração tende a bater no ritmo de uma canção seja ela mais rápida ou mais lenta.
Nestes dois pontos principais podemos ver que a música pode alterar aspectos importantes em nosso corpo e por isso é preciso tomar cuidado com a sua influência.

A música é uma ferramenta muito poderosa quando utilizada no corpo e mente humana, como vimos ela age de várias formas no individuo e, em geral, age de forma inconsciente e faz com que o individuo se sinta diferente e consequentemente aja de forma diferente. Como uma ferramenta, é importante saber utilizar a música para te direcionar aos seus objetivos, entender melhor o que cada estilo musical te faz sentir e fazer e utilizar este conhecimento para melhorar os teus resultados em várias áreas da vida.

EGITANA