“Compromisso” é o primeiro EP de Xibata

“Compromisso” é o primeiro EP de Xibata

Nuno Ribeiro

No primeiro EP do artista portuense de Reggae, Xibata, reúne os seus primeiros temas originais, com a participação de vários artistas convidados e produtores internacionais.

Xibata, um dos fundadores do movimento Reggae/Dancehall na cidade do Porto, continua dedicado ao movimento, editando um conjunto de seis temas de influência jamaicana, carregados de uma mensagem de positiva e força, «elevando valores como a verdade, justiça, respeito, criticando ao mesmo tempo o sistema político e económico da nossa sociedade actual», nas palavras da apresentação. Em baixo fica o player e uma breve descrição de cada música.

7f95828c-c092-4a1e-8cb3-aac99d017a32

“Mantém a Chama Acesa” foi o primeiro tema original de Xibata, editado em vinil pela editora Celebration Records em 2012. Esta música de ritmo contagiante, apela-nos a manter a chama acesa, relembrando a importância da boa energia, positividade e esperança.

O tema “Semente” convida-nos a pensar na vida, no que podemos fazer para melhorar as nossas relações, dando ênfase a valores como a camaradagem, união, entendimento, respeito e amizade. Este single, lançado em 2013, foi produzido pelo famoso produtor e DJ polaco Dreadsquad e incluído no riddim álbum “Make It Bun Dem”.                                              

“Chega de Hipocrisia” mostra-nos uma perspectiva e visão crítica sobre a política portuguesa, em relação a temas considerados “tabu” no nosso país. Este tema conta com  a participação do Mc Toga. Lançado em formato digital em 2014, é uma nova versão do mítico “Revolution Riddim”,  re-editado pela Bassajam Records de França. É também um dos hits deste EP. Com este tema, Xibata fez o seu primeiro videoclip que rapidamente atingiu milhares de visualizações no Youtube.

“Vive o Momento” é um tema que aborda a necessidade urgente do ser humano viver o momento, disfrutar das coisas simples, aproveitar a vida, não deixando porém de batalhar pelo seu futuro. Este tema foi composto pela Yard Movement Band, que acompanha Xibata nas suas atuações ao vivo.

“BabylonSystem”, o único tema em inglês, fala-nos do sistema, numa crítica às crescentes desigualdades da sociedade atual. Esta música conta com a participação de Mr Marley (Supa Squad).

O EP termina com um remix do tema “Mantém a Chama Acesa”, produzido pelo reconhecido Dj e produtor português, Dirty Skank Beats, especialista em fundir estilos como o Reggae e o Dancehall com Drum&Bass e música eletrónica.

EGITANA