Concerto histórico dos ABBA editado em CD e vinil

Concerto histórico dos ABBA editado em CD e vinil

Ana Cristina Pereira

O concerto mítico da banda em Wembley, gravado em 1979, vai ser editado no dia 29 de setembro.

Na altura, os ABBA se encontraram debaixo das luzes da fama há cinco anos. Durante esse período de ascenção ao estrelato, já a banda vivera várias vidas e apresentava um sucesso nunca antes visto.

Os suecos Björn Ulvaeus e Benny Andersson, compositores, juntamente com as vozes de Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad conduziram a banda ao sucesso depois da avassaladora vitória no festival da Eurovisão em 1974. “Waterloo” encontrava-se já na senda para se tornar uma das canções mais ouvidas de sempre.

Os concertos durante essa década definiram a banda musicalmente, concedendendo-lhes um lugar de culto. Momentos pontuais que marcaram a carreira de banda que contou com grandes fenómenos musicas a assistirem, curiosamente, na plateia como Ian Dury, Joe Strummer, dos The Clash ou Jimmy Page, dos Led Zeppelin.

ABBA_cover

O concerto da Wembley Arena de Londres serviu para apresentar o disco “Voulez-Vous”, editado pouco antes, mas apresentou os montentos musicais áureos de toda a carreira do quarteto.

“Live at Wembley” é um CD duplo de 25 faixas e inclui também uma canção inédita, “I’m Still Alive”, composta por Agnetha e nunca antes editada.

EGITANA