Quantcast
Covid-19 Transformado em Composição Musical

Covid-19 Transformado em Composição Musical

Redacção

A estrutura do infame proteínico espinhoso do Covid-19 foi traduzida em música, estranhamente bela…

A estrutura do coronavírus foi traduzida e convertida numa composição musical por cientistas. Essa fonte de tanta angústia em todo o mundo foi transformada em algo hipnótico e belo. Os sons são produzidos por harpa e guitarra, percussões e flautas e representam diferentes partes da proteína espinhosa que sobressai na superfície do vírus e permite que este se agarre às células.

A composição foi criada pelo professor Markus Buehler, em colaboração com cientistas do Massachusetts Institute of Technology, e recorre a uma nova técnica chamada sonificação, na qual cada um dos 20 aminoácidos que constituem os espinhos tem uma nota atribuída. Cada um desses aminoácidos possui uma singular frequência de vibração, o que significa que a estrutura química de proteínas integrais pode ser traduzida para representações auditivas, como volume de nota, melodia, harmonia e ritmo.

De acordo com press release, esta estranha música pode ajudar a criar novas técnicas de composição na música, trazendo luz sobre os vários ritmos e tons das proteínas.