Da Chick Back In Town

Da Chick Back In Town

Redacção

Os singles “conversations” e “watch me go” são a primeira amostra daquele que será o novo disco da Da Chick. Com o selo Discotexas, chega a em 2020.

O duplo single, a primeira amostra do novo capítulo de Da Chick, começou a ser idealizado em Los Angeles, durante um “retiro” da artista, e acabou de ser finalizado e produzido em Lisboa, na sua nova casa/estúdio. «Isto sou eu em busca de liberdade», garante.

“conversations with the beat”, assim se chamará o novo álbum, que assinala algumas novidades na sua carreira. Começando pelo importante facto de ser o primeiro registo em que Teresa Freitas de Sousa assume toda a produção e composição, este é o resultado de um processo de autodescoberta em que esteve embrenhada no último ano.

Da Chick lançou o álbum “Chick to Chick”, no verão de 2015, que resultou numa tour preenchida e a trouxe, por exemplo, a uma sessão ao vivo no “5to Andar”, aqui na AS. Nesse período, a artista viu o EP “Call Me Foxy”, também lançado pela Discotexas, receber boas críticas, afirmando-se como o seu projecto mais popular até à data. Já no ano passado, Da Chick reapareceu com uma fresca colaboração na forma de “Drinks Promise Better”, com Mirror People.

Agora assegura que “conversations with the beat” segue por caminhos bem diferentes: «Da Chick pode ser o que eu quiser e neste momento ando numa fase mais chill, mais experimental, menos disco e menos pop, mais hip hop, com toques de dub… Acima de tudo, quero deixar a música respirar o tempo que for preciso».

A profusão de géneros no discurso de Da Chick indica que não temeu perder-se nos recantos sonoros a que essas tais “conversas” referenciadas no título a levaram. Com o seu computador, guitarra, teclados, drum machines e efeitos, Da Chick desenhou uma nova paisagem sonora que explora de uma forma intuitiva, menos preocupada com a estrutura tradicional de uma canção, mas interessada em focar emoções e mensagens motivadoras que fluem nas melodias de forma suave e livre. Ao vivo, a cantora pretende ter ao seu lado baixo, trompete e percussão, assumindo ela própria alguns instrumentos.

De mãos dadas com a liberdade nas suas mais variadas linguagens, Da Chick regressa com um novo duplo single, “conversations”/”watch me go”, com selo da Discotexas.