DADGAD, A Afinação Celta Para Principiantes

DADGAD, A Afinação Celta Para Principiantes

Redacção

Celebrizada por David Graham e imortalizada por Jimmy Page. Como afinar correctamente a guitarra e alguns acordes para começar a explorar a DADGAD ou afinação celta.

Esta afinação é muito usada no folk, tendo sido popularizada por David Graham nos anos 60. Partindo da afinação Open D, basta subir meio tom na terceira corda, de F# para G. Jimmy Page pegou na “afinação celta” e redimensionou-a com o enorme som amplificado dos Led Zeppelin.

Se a DADGAD passou a ser encarada com muito bons olhos para a guitarra eléctrica desde aí, é uma grande afinação para guitarra acústica desde sempre. Deixamos umas mais decompostas para os principiantes. Os seguintes acordes devem permitir um bom arranque para perceber melhor como funciona a afinação.

Basta afinar a guitarra como mostra a ilustração e experimentar depois as formações. Embora os acordes de barra ou de formação mais composta sejam possíveis e dignos de exploração, são as formas abertas como estas que dão o som mais distinto a esta afinação.

Mais afinações alternativas AQUI.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.
EGITANA