“Dance Me This”: Álbum final de Frank Zappa

Nuno Ribeiro

“Dance Me This” será 100º LP do lendário guitarrista. Segundo a página de pré venda no site oficial de Zappa, dia 1 de Junho é a data prevista para o lançamento do registo.

O disco “Dance Me This” foi o último álbum gravado por Frank Zappa antes da sua morte, em 1993, devido a um cancro na próstata. O disco fechará um longo legado de registos que começou em 1966 com “Freak Out”, sucedendo ao álbum “Greasy Love Songs”, que recolhia outtakes e remisturas, lançado em 2010. Apesar da notícia do lançamento ter saído no dia das mentiras no site de Zappa, o post continua online com um link para a pré venda e uma mensagem que convida os fãs a «bater o pé algoritmicamente a isto!»

Numa conversa com a Guitar Magazine, antes de morrer com 52 anos, o guitarrista descreveu o seu álbum final como «um álbum de Synclavier chamado “Dance Me This”, que é projetado para ser usado por grupos de dança moderna. Provavelmente não vai sair até ao próximo ano». O álbum foi arquivado por tempo indeterminado, parecendo ter sido esquecido nas décadas seguintes, apenas com lançamentos e relançamentos depois da tragédia a satisfizer os fãs. Até que a viúva de Frank, Gail Zappa, começou a comentar a possível chegada do álbum.

De acordo com a Zappa Family Trust, “Dance Me This” é «o último título de FZ, que o terminou em 1993, juntamente com “Trance-Fusion”. O último capítulo da sua obra-prima, “Civilization Phaze III”». A faixa título do álbum apresenta uma gravação, supostamente, de membros de uma tribo do norte da China de Tuvan “throat singers”, que Zappa acompanhou com uma composição em Synclavier.

7221

EGITANA