Dave Grohl Quer Ressuscitar Os Them Crooked Vultures

Dave Grohl Quer Ressuscitar Os Them Crooked Vultures

Redacção

Dave Grohl gostaria de se reunir com Josh Homme e John Paul Jones para outro álbum dos Them Crooked Vultures.

Há sensivelmente dois anos, Josh Homme afirmou que os Them Crooked Vultures não estavam enterrados. Garantia, então, que todos os envolvidos querem fazer outro disco de Them Crooked Vultures e que estará sempre disponível para a banda, mas que cabia a Dave Grohl dar o primeiro passo.

Pois bem, o frontman dos Foo Fighters revelou que gostaria de ressuscitar o supergrupo que o juntou ao antigo baixista dos Led Zeppelin, John Paul Jones, e ao líder dos Queens Of The Stone Age, Josh Homme, no aclamado disco homónimo de 2009.

A revelação surgiu numa das 1001 entrevistas que Grohl tem concedido para promover o 10º álbum de estúdio dos Foo Fighters, “Medicine At Midnight” (que podes ouvir aqui na íntegra), em que o músico se deixou levar pela nostalgia, chamando ao trio de rock “hard-hitting groove power”, um trio que considerou uma espécie de «sonho tornado realidade».

Numa entrevista de 2019 ao jornal Guardian, Grohl afirmara que, tecnicamente, o trio era «ainda uma banda». Mas agora foi mais longe, dizendo. «Espero que um dia o façamos de novo», explicando porquê: «Durante anos, eu e Josh tínhamos falado em fazer um projecto paralelo. Algo que não fosse Queens of the Stone Age, algo que não fosse Foo Fighters. Talvez fosse apenas o Josh e eu. Talvez ele toque bateria e eu guitarra. Talvez ele toque guitarra e eu bateria. Um projecto experimental. Mas os Them Crooked Vultures é uma banda de sonho para qualquer baterista. Josh não é apenas um solista, ele toca bateria, toca guitarra como um baterista e John Paul Jones é o maior baixista de rock and roll da história da música. Quando nos sentámos para começar a tocar, foram cerca de 30 segundos a um minuto e percebemos que esta era uma verdadeira banda. Entrávamos todos os dias no estúdio sem ideias. Sentávamo-nos, tomávamos chá, tomávamos café e começávamos a improvisar. No final da noite, tínhamos uma canção de oito minutos, uma obra-prima de rock. Era incrivelmente inspirador. Foi uma época realmente incrível. Espero que um dia o façamos de novo».

O álbum de estreia (e único até à data) dos Them Crooked Vultures atingiu o número 13 no Reino Unido e o número 12 nos EUA em Novembro de 2009. E é uma autêntica bomba. Não seria má ideia um regresso. O que acham? Enquanto Grohl não se decide, podes ver na integra e com qualidade profissional um dos concertos dados pelo projecto, em 2009, na Alemanha. O vídeo foi partilhado no Youtube pela Rockpalast, onde os Them Crooked Vultures tocaram 14 músicas.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.

EGITANA