David Bowie, BBC Transmite Concerto em Glastonbury 2000

David Bowie, BBC Transmite Concerto em Glastonbury 2000

Nero
TotalBlamBlam

O regresso triunfal de David Bowie a Worthy Farm em 2000 será um dos concertos transmitidos pela BBC TWO nas celebrações dos 50 anos de Glastonbury.

No passado dia 25 de Junho completaram-se 20 anos desde que David Bowie foi headliner no célebre festival de Glastonbury. Essa actuação é considerada por muitos não só a melhor desse ano, como a melhor de sempre na história do festival. A BBC TWO tem estado a celebrar os 50 anos de Glastonbury, recuperando nas suas transmissões algumas das melhores actuações ao longo das cinco décadas, até pelo facto de o festival ter sido cancelado. Uma delas é, precisamente o concerto de Bowie em 2000.

A primeira vez que o Camaleão tocou no festival foi em 1971. Só em 2000 regressou ao cartaz. Se em ’71 tocou diante de uma pequena audiência, há 20 anos atrás a história foi totalmente diferente. Emily Eavis, uma das organizadores do festival, comentava em 2018: «Muitas vezes perguntam-se qual o melhor concerto que vi em Glastonbury e a performance de Bowie em 2000 é sempre a primeira coisa me que vêm à memória. Foi hipnotizante, ele manteve uma multidão enorme sob o seu feitiço. Penso que Bowie tinha uma relação intensa com Worthy Farm e partilhou algumas histórias sobre a primeira vez que tocou no festival, em 1971, tendo ficado hospedado na quinta e tocado às 6 da manhã, com o nascer do sol. O seu alinhamento foi perfeito. Foi um concerto deveras especial e emotivo».

Michael Eavis, pai de Emily e fundador do festival, conheceu Bowie na ocasião desse primeiro concerto, referindo-se ao músico da seguinte forma: «É um dos três maiores de sempre: Frank Sinatra, Elvis Presley e David Bowie».

Também em 2018, a Parlophone, em colaboração com a BBC, editou o concerto em álbum e DVD. Essas edições incluem a setlist (em baixo) que será transmitida no próximo Domingo, dia 28 de Junho, pelas 21H30 em https://smarturl.it/DBatGlasto2000BBC2.

Introduction (Greensleeves); Wild Is The Wind; China Girl; Changes; Stay; Life On Mars?; Absolute Beginners; Ashes To Ashes; Rebel Rebel; Little Wonder; Golden Years; Fame; All The Young Dudes; The Man Who Sold The World; Station To Station; Starman; Hallo Spaceboy; Under Pressure; Ziggy Stardust; Heroes; Let’s Dance; I’m Afraid Of Americans

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.