David Gilmour: “Yes, I Have Ghosts”,  a nova música em cinco anos

David Gilmour: “Yes, I Have Ghosts”, a nova música em cinco anos

Redacção

“Yes, I Have Ghosts” é a primeira inédita de Gilmour em cinco anos e serve de suporte ao audiobook “A Theatre For Dreamers”, de Polly Sampson, sua esposa e inclui a voz e harpa interpretada pela sua filha, Romany.

O livro de Polly Sampson tem lugar na década de sessenta, em Hidra, ilha do golfo Sarónico (a sul de Atenas). A família Gilmour passa férias aí amiúde. O romance centra-se num triângulo amoroso que inclui Leonard Cohen.

Já a canção foi escrita numa parceria entre David Gilmour e a sua esposa e inspira-se num dos personagens da história.

Sobre “Yes, I Have Ghosts“, Gilmour afirmou: «Estava a trabalhar neste tema quando se iniciou o confinamento e tive de cancelar uma sessão com cantores de coros. Mas, aparentemente, a solução estava ali mesmo e não podia ter ficado mais feliz pela forma como a voz de Romany se funde com a minha e a sua magnífica interpretação da harpa tem sido outra revelação».

O tema já tinha estado disponível apenas online como parte do inovador audiolivro para o romance. Polly Samson, que escreveu as letras, afirmou: “Ao colaborar com David, tal como já o fiz inúmeras vezes ao longo dos últimos 30 anos tanto com os Pink Floyd como nos seus álbuns a solo, conseguimos unir os mundos da literatura e da música para optimizar a experiência de audição e estabelecer contacto com o público de uma forma que creio que nunca foi antes conseguida”.

A acção do romance passa-se na idílica ilha grega de Hydra em 1960 e “A Theatre for Dreamers” capta os dias enevoados e repletos de sol de uma comunidade boémia de expatriados constituída por poetas, pintores e músicos, incluindo Leonard Cohen aos 25 anos de idade.

Antes do confinamento devido à COVID-19, David, Polly e família iam levar “A Theatre For Dreamers” em digressão numa curta série de espectáculos que iriam conjugar palavras e música. Infelizmente, as datas da digressão tiveram de ser adiadas até Junho de 2021 mas a “Família Von Trapp”, como se auto-intitularam, recorreram ao Facebook Live para transmitir versões adaptadas dos espectáculos por streaming.

Os espectadores viram-se transportados para a ilha grega de Hydra em 1960, com leituras do livro, poesia, sessões de perguntas e respostas e música de e inspirada no romance, incluindo secções instrumentais de “Yes, I Have Ghosts” e canções de Leonard Cohen.

Gilmour tem estado empenhado nos livestreams com a sua família, o que lhe valeu duras críticas do seu antigo colega nos Pink Floyd, Roger Waters.