Descoberta Gravação Perdida de Concerto de Thelonious Monk

Descoberta Gravação Perdida de Concerto de Thelonious Monk

Nero

A gravação de um concerto de Thelonious Monk em 1968, realizada pelo funcionário do liceu visitado pelo lendário pianista jazz, vai ter edição em Julho de 2020.

No verão de ’68, Danny Scher, estudante de liceu em Palo Alto, na Califórnia, organizou um concerto de Thelonious Monk no auditório da sua escola. O concerto da lenda jazz foi gravado profissionalmente e será tornado público no dia 31 de Julho de 2020.

Esta surpreendente raridade surgiu devido a um favorável golpe do destino. De acordo com Nate Chinen (WBGO e Jazz Night in America): «Na noite antes do concerto, um contínuo do liceu abordou Danny e disse-lhe: ‘Se me deixares gravar o concerto, afino o piano’». Danny, na altura um teenager, concordou. A identidade do funcionário escolar permanece incógnita. Mas o certo é que, no final do concerto, entregou a fita da gravação a Danny Scher, que a manteve segura durante mais de 50 anos. Agora vai ser editado o álbum ao vivo, com o título “Palo Alto”.

No player em baixo podem ouvir uma conversa entre Noel King (da NPR) com o especialista Nate Chinen. Aí é explicado o contexto do concerto e podem ouvir-se alguns excertos do áudio do concerto.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.

EGITANA