Quantcast
Dia Mundial da Música: 4 documentários Netflix para ver

Dia Mundial da Música: 4 documentários Netflix para ver

Redacção

Não é só na produção de séries que a Netflix se destaca. A Netflix tem também produzido vários documentários musicais que merecem uma visualização.

De Nina Simone a Keith Richards passando por Bob Weir, descobre mais sobre alguns dos nos mais importantes da história da música.
O dia 1 de Outubro passou a ter um novo significado a partir de 1975. Nesse ano, o International Music Council, organização subsidiária da UNESCO, nomeava o dia 1 de Outubro como o Dia Mundial da Música.

Em tom de comemoração, sugerimos quatro documentários a ver no Netflix.

1. Keith Richards: Under the Influence | 2015 | 1h22m
Uma lenda viva. Um músico excepcional. Um ícone. “Keith Richards: Under the Influence” foi realizado por Morgan Neville e revela-nos as pessoas e os sons que influenciaram o guitarrista dos Rolling Stones. Um documentário em que acompanhamos Keith Richards a ouvir oldies, entre cigarradas e bourbon. Um resumo, quase, do seu livro autobiográfico. O realizador Morgan Neville terá pensado que, apesar de ser um sucesso de vendas, muita gente ainda não leu a riquíssima biografia de Keith Richards. Num documentário exclusivo Netflix, Neville decidiu criar um atalho a essas pessoas e criou um retrato cinematográfico do velho pirata.

Um conselho que podemos retirar «nunca somos adultos». Hell Yeah!

2. What happened, Miss Simone? | 2015 | 1h42
Nina Simone não é apenas uma das vozes mais excepcionais femininas da história da música, foi uma mulher fore de série, activista, revolucionária e com um temperamento nem sempre fácil de lidar. Esta é a história verdadeira de Eunice Kathleen Waymon, mais conhecida pelo nome artístico Nina Simone que teve uma carreira de quase 50 anos, onde se destacou pela sua marcante voz contralto, pela personalidade explosiva (sofria de transtorno bipolar) e pelo talento como pianista. Teve também um papel ativo na luta pelos direitos civis dos negros e das mulheres.

Realizado por Liz Garbus (“Bobby Fischer Against the World”, “Killing in the Name”) narra a vida da cantora através de imagens de concertos inéditas, materiais de arquivo e entrevistas realizadas ao longo de três décadas, depoimentos da sua filha e daqueles que lidaram mais de perto com este génio. 

3.The Other One: The Long Strange Trip of Bob Weir | 2015 | 1h24
Logo no início do documentário Weir conta-nos «devo ter provavelmente umas 100 guitarras» e pronto a nossa atenção está conquistada. Aos 16 anos já Bob Weir tocava com os Grateful Dead uma da bandas mais carismáticas e de culto do rock norte-americano. “The Other One: The Long Strange Trip of Bob Weirrevela-nos a história de vida e o percurso musical do “melhor número 2″ e da sua relação de proximidade com Jerry Garcia, guitarrista principal dos Grateful Dead. Desta vez o realizador chamado foi Mike Fleiss (“The Bachelor,” “God Bless Ozzy Osbourne”).

4.”I’ll Sleep When I’m Dead” | 2016 | 1h19
Steve Aoki não é uma lenda viva da música, mas poderá vir a ser uma lenda viva da música electrónica, um estilo que nos últimos anos cresceu de forma explosiva. Se és mais do electro, se o Aoki é daquelas personagens da música contemporânea que te enche as medidas, se o teu sonho é levares com um dos seus bolos na cara e se gostarias de conhecer mais sobre o legado Aoki, não podes mesmo deixar de ver este doc. Com “I’ll Sleep When I’m Dead” ficarás a conhecer a vida, a influência do pai e o percurso de um dos DJ’s mais famosos do mundo e que arrasta multidões atrás de si. Podes contar com os depoimentos dos seus familiares mais próximos e dos seus colegas de profissão como Tiesto, Diplo ou de Travis Barker (Blink 182).