Diamantes: Raros e Apaixonantes Até na Música

Diamantes: Raros e Apaixonantes Até na Música

Redacção

Diamantes são as pedras mais duras presentes na natureza e graças à sua beleza e raridade é também uma das mais desejadas. Isto provavelmente explica o porquê de estarem presentes em tantas indústrias, nomeadamente na música.

Os artistas inspirados pelo brilho e beleza desta pedra colocam em músicas aquilo que o diamante representa para eles, tornando-as muitas delas, músicas intemporais, tal e qual como a pedra. Reunimos algumas músicas centradas em diamantes que ficaram populares ao longo da história.

‘Diamonds are a girl’s best friend’, de Marilyn Monroe: Não podíamos começar a nossa lista sem este clássico intemporal interpretado por Marilyn Monroe. Esta é talvez a música mais conhecida de Marilyn interpretada no filme ‘Gentlemen prefer blondes’ de 1953 (os homens preferem as loiras) e desde aí já foi interpretada por diversos nomes na música como Madonna, Kylie Minogue, ou Christina Aguilera. Na 12ª posição da lista da American Film Institute na lista das mais importantes, fica claro que esta é talvez a melhor referência a diamantes na indústria da música.

‘Diamonds are forever’ de Shirley Bassey: Esta é a música-tema do filme de James Bond de 1971 no filme com o mesmo nome. Interpretada por Shirley Bassey que já tinha cantado o tema do filme ‘Goldfinger’ em 1964 tornando-se assim no artista com mais músicas dos filmes 007 no reportório, já que voltou a interpretar o tema ‘Moonraker’ no filme de 007-Foguete da Morte em 1979. ‘Diamonds are forever’ continuou a fazer parte da história da música até agora, com bandas como os ‘Artic Monkeys’ a cantá-la em apresentações icónicas como o festival de ‘Glastonbury’ em 2007, ou com Kanye West a utilizá-la como ‘sample’ num dos seus maiores hits de sempre, ‘Diamonds From Sierra Leone’.

‘Lucy in the sky with diamonds’ dos Beatles: Também os Beatles fazem parte das bandas icónicas que escreveram sobre diamantes. Esta é uma música que e apesar de algumas sugestões mais “criativas”, segundo John Lenon, foi inspirada num desenho do seu filho Julian. Gravada em 1967 faz parte do oitavo álbum da banda, foi posteriormente regravada por diversos artistas como Elton John em 1975 e foi inclusive tema de abertura da telenovela Império de 2014.

‘Diamonds’ de Rihanna: Num registo mais recente, a música ‘Diamonds’ da cantora Rihanna é também um belo exemplo de como o tema diamantes foi retratado na indústria musical. Gravada em 2012, esta música retrata a realização pessoal e um relacionamento positivo e fez parte do conjunto de interpretações ao vivo do desfile da marca Victoria’s Secret.

DIAMENTES NA CULTURA POP

Os exemplos supracitados são apenas alguns exemplos de músicas que falam sobre o tema dos diamantes e que por diversos motivos se tornaram populares até hoje. Mas, o que é visível é que o diamante tem uma forte influência em outros setores. Como mencionado anteriormente, as próprias músicas foram utilizadas na indústria do cinema como no caso do filme de Marilyn Monroe, ou dos filmes do agente secreto 007, o que acabam também eles por serem associados à pedra preciosa.

Os diamantes são desde sempre associados ao luxo, brilho, mas também ao romance. A ideia romântica desta pedra é associada a que quando um homem deseja pedir uma mulher em casamento deverá fazê-lo através de um anel de diamantes (ou pelo menos 1 diamante, o chamado solitário).

Isto fez com que a indústria cinematográfica eterniza-se este anel em todas as suas obras românticas. Com direito às mais diversas cenas de pedidos de casamento nas grandes telas de cinema, o diamante não está presente apenas no anel de noivado, como prova o pedido de casamento original no filme o Sexo e a Cidade onde o carismático Mr. Big pede Carrie Bradshaw em casamento através de um sapato Manolo Blahnik com diamantes.

Também a indústria do entretenimento utiliza a imagem do diamante que o associa ao luxo e brilho nas populares e personalizáveis máquinas de slot como acontece com a ‘Double Diamond’ uma das máquinas de slot mais tradicionais desenvolvida pela IGT, ou a ‘Da Vinci Diamonds’ do mesmo desenvolvedor e que se encontra disponível em diversas plataformas online como a Casinos.pt.

Esta associação ao luxo e requinte da pedra preciosa mais resistente do mundo fez também com que uma das criações da estilista portuguesa Fátima Lopes ficasse popular até hoje, quando em outubro do ano 2000 desfilou na Moda Lisboa com um biquíni de diamantes feito por si avaliado num milhão de euros. Todos estes exemplos mostram como uma ‘simples’ pedra preciosa pode ganhar tanto destaque em vários setores e, sendo a música transversal a tantos deles é perfeitamente expectável que o tema diamantes continue a inspirar a criação de novas músicas e álbuns por parte de diversos artistas.

EGITANA

fender