Seiva editam disco de estreia

Seiva editam disco de estreia

Nuno Ribeiro

Depois de 15 anos à frente dos Dazkarieh, Vasco Ribeiro Casais e Joana Negrão apesentam a sua nova banda, os Seiva.

Seiva «é folk de identidade portuguesa a mostrar a sua força vital. A misturar a oralidade rural e a urbanidade. Seiva é olhar para dentro para procurar uma raiz cultural e musical e encontrar alma portuguesa nas canções de trabalho, nas romarias, nos adufes e pandeiros, nas canções de fé, na força dos bombos que fazem o coração bater mais forte.»

ImageProxy

No seu primeiro trabalho de estúdio, este grupo mistura temas da nossa tradição oral (com maior incidência na Beira-Baixa) com composições originais. A sua identidade sonora é caracterizada pela utilização exclusiva de instrumentos portugueses (Viola Braguesa, Cavaquinho, Gaitas-de-Fole, Adufes e Bombos), aos quais é adicionada alguma electrónica, electricidade, samples de recolhas e coroada pela voz poderosa de Joana Negrão. Representa uma portugalidade intrínseca sem ficar presa nos lugares comuns do folk, mas apresentando uma visão dos tempos de hoje.

Gravado e produzido por Vasco Ribeiro Casais, o trabalho de estreia de Seiva tem distribuição mundial assegurada pela editora alemã Galileo MC e chega às lojas em meados do mês de Maio, estando já disponível na loja online da banda.

“Dura de Roer” é o primeiro single do disco homónimo, que podes ouvir no sítio do costume.

EGITANA