Documentário “Alentejo, Alentejo” em exibição na Culturgest

Documentário “Alentejo, Alentejo” em exibição na Culturgest

Tiago Varzim

O filme premiado no Indie Lisboa 2014 vai começar a ser comercializado nas lojas dia 21 de janeiro, quinta-feira.

Depois da estreia nacional a 18 de setembro, Sérgio Tréfaut – realizador do filme – disponibiliza-o em DVD e lança a banda sonora do filme em CD.

A apresentação será feita a 20 de janeiro, às 20h30, no Culturgest, onde o realizador vai estar acompanhado de convidados especiais. A entrada custa cinco euros, mas dá acesso a uma sessão de cante ao vivo, seguida de uma projeção especial do filme, às 21h30.

Impulsionado pelo reconhecimento do cante alentejano como Património Imaterial da Humanidade da UNESCO, “Alentejo, Alentejo” recebeu o prémio de Melhor Filme no DOCSBARCELONA+MEDELÍN 2014, assim como dois prémios no Indie Lisboa’14: Melhor Filme Português e o Prémio TAP Melhor Documentário.

Eu sou devedor à terra
A terra me está devendo
A terra paga-me em vida
Eu pago à terra em morrendo

– Excerto da música “Alentejo, Alentejo

De acordo com a nota de imprensa, este filme “é uma viagem a um modo de expressão musical único e à paixão dos seus intérpretes“. Numa altura em que o cante rejuvenesce na juventude alentejana e em que o cante espontâneo continua a fazer parte do quotidiano do Alentejo, esta longa-metragem mostra “dezenas de grupos amadores” que se reúnem “regularmente para ensaiar antigos cantos polifónicos e para improvisar modas sobre o tempo presente. Isto é o cante.”

No final de janeiro, vai ser possível ver “Alentejo, Alentejo” nos videoclubes das televisões.

EGITANA