Documentário Gratuito, Jaco Pastorius “The Lost Tapes”

Documentário Gratuito, Jaco Pastorius “The Lost Tapes”

Nero

O vídeo em questão, intitulado “Jaco Pastorius – The Lost Tapes Documentary”, foi colocado num canal francês algo obscuro chamado “Realcut” e é um filme feito por fãs que honra a memória de Jaco. Inclui algumas entrevistas interessantes com Marcus Miller, Joe Zawinul, Peter Erskine, Dave Carpenter e Paco Seri. Os realizadores filmaram estas entrevistas enquanto os músicos estavam em digressão em França, em meados dos anos 90.

Pode ler-se na descrição em vídeo: «O projecto progrediu lentamente, pela boa vontade das empresas que nos emprestaram o seu equipamento ou as suas instalações, até que, em 2008, as imagens foram definitivamente perdidas durante a mudança de uma destas empresas». No início deste ano, um dos realizadores “tropeçou” no disco rígido que acabou por conduzir à conclusão deste projecto e, claro, à referência “Lost Tapes” no título do vídeo. «Ao procurar no seu sótão, Nico encontra um disco rígido poeirento, que pensava estar vazio, e descobre que este contém todas as imagens perdidas em formato digital! O projecto podia finalmente recomeçar e desta vez fomos até ao fim», explicou a equipa.

Embora todo o material da entrevista seja exclusivo, a maior parte das filmagens de concertos foi obtida a partir da Internet. Os realizadores declaram na sua descrição vídeo: «Gostaríamos de salientar que este filme foi realizado sem orçamento, sem ajuda financeira ou compra de imagem, todas as imagens de stock e de concerto são retiradas da Internet e todos os direitos reservados. As pessoas que trabalharam neste projecto fizeram-no voluntariamente, por paixão e amor à música, e o filme não será de forma alguma monetizado nas plataformas, sendo o nosso objectivo apenas partilhar convosco a nossa admiração pelo “Sr. Jaco Pastorius”».

Portanto, não há nenhuma filmagem ao vivo recentemente descoberta de Jaco apresentada aqui, mas o que foi seleccionado foi bem pensado. O “Lost tapes”, uma vez mais, tem apenas que ver com as entrevistas e essas são bem interessantes. O documentário está muito bem executado e talvez se possa destacar a contribuição de Peter Erskine e Joe Zawinul. O que é certo é que, até por ser gratuito, é um documentário obrigatório para fãs de música, de jazz e de um dos maiores baixistas de sempre!

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.
EGITANA