Quantcast
Ouvido Felino

Ouvido Felino

Redacção

O músico Filipe Melo junta-se a James Uhart (EUA) para apresentar Ear Cat, uma nova aplicação musical que ajuda a educar o ouvido e é lançada já esta quinta-feira, dia 19 de Abril.

Colegas de universidade em Boston, no Berklee College of Music, os dois amigos colaboraram no conceito e na criação de um jogo que, de uma forma dinâmica e acessível, ajudasse a apurar o ouvido musical. Por esta sua vertente mais pedagógica, mas também pelo seu caráter lúdico, a aplicação Ear Cat será gratuita durante a primeira semana em que está disponível nas lojas virtuais.

James Uhart, responsável por várias aplicações ao ensino da música, foi também quem programou esta aplicação. «Quando o Filipe Melo me falou que tinha um conceito diferente para o ensino de música, achei que daria um óptimo jogo para todos os níveis e idades», explica-nos Uhart, fundador da LMUSE, sediada em Londres, empresa que conta já com mais de quatro milhões de downloads no iTunes.

«Depois de muitos anos a ensinar treino auditivo, senti que faltava uma ferramenta de aprendizagem natural, intuitiva e acessível para melhorar o ouvido. O solfejo e o estudo de intervalos é, normalmente, associado a algo aborrecido. Era isso que queríamos tentar mudar», diz Filipe Melo, que actualmente lecciona na Escola Superior de Música de Lisboa. «Estamos a fazer isto porque ambos acreditamos que esta aplicação pode ajudar os utilizadores a entender melhor o fenómeno musical», garante ainda Filipe Melo sobre a aplicação.

De forma sucinta, Ear Cat é um jogo para treinar o ouvido. Dividido em níveis, o jogador aprende, de forma intuitiva e gradual, a reconhecer intervalos e a memorizar melodias, através de 80 níveis de treino de intervalos, memória musical e solfejo. Feito para músicos e não músicos, para amadores e profissionais de todas as idades. Só precisam de gostar de música e adorar gatos. Ear Cat estará à venda na Google Play Store e na App Store e será gratuita durante uma semana a partir de hoje, dia 19 de Abril.